Esporte

Criciúma confirmada como sede dos Joguinhos Abertos de 2013

A data oficial da competição vai ser homologada em reunião do Conselho Estadual do Esporte no dia 5 de fevereiro

Foto: João Pedro Alves

Foto: João Pedro Alves

Pelo quarto ano consecutivo, o Município de Criciúma recebe um grande evento esportivo de âmbito estadual. Em reunião extraordinária do Conselho Estadual do Esporte, nesta sexta-feira (18), o órgão aclamou de forma unânime a escolha da cidade como anfitriã dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina deste ano. O prefeito Itamar da Silva e o presidente da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma (FME), Renato Valvassori, defenderam a candidatura diante dos conselheiros. O encontro ocorreu na sede da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte).

A vocação de Criciúma para organizar eventos esportivos confirma-se em 2013, carregando junto a responsabilidade de manter a boa avaliação de dirigentes esportivos, técnicos e atletas. Também este ano, no mês de maio, o município vai sediar os Jogos Abertos Brasileiros (JABS), evento com presença de 10 estados. As praças esportivas da cidade polo do Sul Catarinense foram palco para os Joguinhos Abertos de 2010, os Jogos Abertos de 2011 e a Olesc de 2012.

A missão de novamente acolher cerca de 5 mil pessoas envolvidas nos Joguinhos Abertos em variadas atividades não assombra os criciumenses, na avaliação do prefeito Itamar da Silva. Acertos e erros acumulados nos eventos passados trouxeram experiência para a cidade. “Estamos muito bem preparados, com toda estrutura montada, para mais uma vez honrar esta oportunidade que nos está sendo outorgada. Vamos nos empenhar com o objetivo de que os jogos tenham o maior sucesso”, assegurou o chefe do Executivo.

A data oficial da competição vai ser homologada em reunião do Conselho Estadual do Esporte no dia 5 de fevereiro. O calendário da entidade organizadora do evento, reservou previamente dias que coincidem com um evento tradicional na cidade no mês de outubro. Para dar boas condições de logística para ambos, o prefeito solicitou a antecipação para meados de setembro.

Ao referendar a candidatura de Criciúma, para o presidente da Fesporte, Adalir Pecos Borsatti, a alta cúpula dos dirigentes esportivos de Santa Catarina valorizam o trabalho desenvolvido pela cidade. “Criciúma deu uma mexida no esporte catarinense, melhorou as condições e toda a região é motivada por isso. Entendemos que a cidade tem condições de fazer mais um grande evento”, afirmou.

O presidente do Conselho Estadual do Esporte, Hercílio Paraguassu, destacou a estrutura oferecida para a cidade. “Por manter as atividades e as instalações em dia, a cidade investe nas bases, contribuindo com o crescimento das modalidades no Estado”, destacou.

João Pedro Alves/Decom Prefeitura de Criciúma