Segurança

Criciúma é alvo de quadrilha que movimentou R$ 30 milhões em falsos leilões

Os investigados colocavam sites fictícios na internet e negociavam veículos que não existiam

Foto: Divulgação

A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou a operação Apáte buscando desarticular um grupo de criminosos que realizam diversos golpes de leilões falsos, na qual, deixou vítimas em Criciúma e em todo o estado. A ação cumpriu 17 mandados de busca e apreensão e nove mandados de prisão preventiva em São Paulo. Entres as cidades alvos nesta manhã de quinta-feira, dia 23, estão SP, Santo André (foco principal), São Bernardo dos Campos, Mauá e Itapecerica da Serra. Uma mulher encabeçava a quadrilha.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Os investigados colocavam sites falsos na internet e negociavam veículos que não existiam, sendo que incluíam os símbolos do Tribunal de Justiça de Santa Catarina nas páginas, visando passar maior credibilidade e facilitar a consumação da fraude. Além disso, os autores utilizavam o nome de uma empresa de leilões, situada em Criciúma. Segundo a Polícia Civil, 30 milhões de reais foram movimentados em um ano e meio.

Conforme a operação, os envolvidos utilizavam um provedor do Estados Unidos (EUA). De acordo com o cálculo, o prejuízo somado das vítimas ultrapassam R$ 58 milhões. Além da cidade do Sul Catarinense, houve vítimas nos estados de Goiás e Minas Gerais. Foram apreendido durante os trabalhos, aparelhos eletrônicos, que serão analisados para a continuidade das investigações e identificação dos demais suspeitos. Umas das metas é recuperar o dinheiro dos moradores.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Policiais civis de São Paulo e de Santa Catarina (DEIC, Criciúma/PCSC, e NIS/TJSC) estiveram participando da operação. Significado de Apáte: (em grego Ἀπάτη) era um espírito que personificava o engano, o dolo e a fraude.

Com informações do TNSul

Notícias Relacionadas

PRF prende quadrilha especializada em furto de roupas em shopping centers na região de Tubarão

Os suspeitos confessaram que furtaram as roupas de lojas da região no final de semana e estavam indo vender as roupas em Tubarão.

Polícia prende em SC quadrilha que fazia documentos falsos para foragidos da Justiça

Com novas identidades, criminosos conseguiam viver normalmente em Sombrio.

PRF prende quadrilha de estelionatários que aplicavam o golpe do carro locado

Policiais rodoviários federais prenderam na tarde e noite desta segunda-feira, na BR-101 em Biguaçu e Araranguá, três homens que estavam aplicando o golpe do carro locado.

Quadrilha que roubou carro em Tubarão já era investigada