Geral

Criciúma lança Coordenadoria da Juventude

Respaldado pela presença de uma representante da secretária nacional da pasta, o Município de Criciúma lançou, nessa sexta-feira (24), a Coordenadoria da Juventude, Prevenção e Combate às Drogas. O novo órgão vinculado ao Gabinete do Prefeito ficará com a responsabilidade de participar e sugerir políticas públicas relacionadas aos jovens.

A solenidade foi antecedida pela I Conferência Municipal da Juventude, encontro liderado pela secretária nacional da Juventude, Severine Macedo. A representante do alto escalão do Governo Federal ofereceu um pouco da experiência para nortear a criação e a forma de atuação do novo instrumento que vai fomentar a cidadania e a qualidade de vida da população entre 14 e 29 anos.
A criação da coordenadoria foi autorizada pela Lei nº 6181, de 30 de novembro de 2012. A redação do projeto outorga ao órgão as funções de assessorar, assistir, apoiar, articular, criar e acompanhar ações, programas e projetos voltados à juventude. Compete também a aparelho da estrutura administrativa formular políticas públicas e propor diretrizes ao prefeito para a melhoria da qualidade de vida da população conceitualmente compreendida entre 14 e 29 anos.

O engajamento dos jovens em organizações será um dos objetivos da coordenadoria. O prefeito Márcio Búrigo relembrou os tempos antigos ao contar que foi escoteiro, participou de grupos de jovens e Leo Clube. Para o chefe do Executivo Municipal, as atividades que imputam responsabilidade ao jovem são positivas para o crescimento pessoal. “Este é o momento decisivo para os líderes sobressaltarem aos olhos e serem identificados. Temos a oportunidade de fazer uma caça a talentos multiplicadores das ideias do bem”, confia.

A necessidade da implantação de políticas públicas voltadas especificamente à juventude consiste em uma luta recente e fundamental, na avaliação de Severine. Ela argumenta que os jovens compõem um grupo de 51 milhões de brasileiros atualmente. “Apostar na juventude é uma oportunidade histórica de criar expectativas positivas. Nos momentos de crise, os jovens são os primeiros a sentir o impacto, principalmente pelos conhecidos altos índices de desemprego em relação aos adultos”, pontua.

Idealizador da coordenadoria, o vereador Ézio Jévis Manoel acredita que o órgão será um meio aglutinador da juventude. “O Poder Público oferece uma variedade muito boa de oportunidades que, muitas vezes, não chegam ao conhecimento do jovem. É necessário fortalecer o trabalho que está sendo feito convergindo os setores a prefeitura”, salienta o parlamentar.

João Pedro Alves/Decom Prefeitura de Criciúma