Esporte

Criciúma recebe a 20ª Olimpíada Estadual das Apae’s a partir de segunda-feira

Cerimônia oficial de abertura dos jogos será às 19h, no Ginásio Municipal Irmão Walmir Orsi

Foto: Reprodução Internet

Foto: Reprodução Internet

A cidade de Criciúma será a capital estadual do esporte aliado à inclusão social a partir desta segunda-feira (14), data em que inicia a 20ª edição da Olimpíada Estadual das Apae’s. A cerimônia de abertura do evento será às 19h, no Ginásio Municipal Irmão Walmir Orsi, e promete emoção ao público. O evento é realizado pela Federação Catarinense das Apae’s, Apae de Criciúma, Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina e Prefeitura de Criciúma, através da Fundação Municipal de Esportes – FME.

“Estamos ansiosos pelo início da Olimpíada das Apae’s na nossa cidade. Todos os eventos esportivos realizados aqui têm tido a marca da qualidade e esse não será diferente. E dessa vez, além do esporte, vamos promover ainda mais a inclusão social”, declara o prefeito Márcio Búrigo.

Este ano, o evento contará com aproximadamente mil participantes, entre atletas, profissionais e familiares, vindos de 16 regiões de Santa Catarina. Na abertura, as Apae’s de Criciúma e Içara farão uma apresentação especial com os temas “Anjo Pássaro” e “Esporte em Movimento”. O Coral Show Criança Feliz também irá abrilhantar a noite. O tradicional desfile das delegações esportivas apresentará as regiões participantes da competição. A condução da tocha olímpica será realizada pela ex-atleta e medalhista olímpica, Édia Maria Sebastiana.

As competições iniciam na terça-feira (15) e encerram na sexta-feira (18). As modalidades são atletismo, basquetebol, bocha (raffa vollo e paraolímpica), handebol, futsal e tênis de mesa. As disputadas serão realizadas na Sociedade Recreativa Mampituba, Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc, Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (Satc), Ginásio Municipal Irmão Walmir Orsi e Pavilhão de Exposições José Ijair Conti.

Cidade está pronta

Em maio deste ano, Criciúma sediou os Jogos Abertos da Terceira Idade – Jasti e uma pesquisa realizada pelo Instituto Catarinense de Opinião Pública e Estatística (Incope) levantou dados sobre o evento e pontuou a cerimônia de abertura oficial do evento com nota 9,17.

“Criciúma é uma cidade preparada para receber eventos esportivos desse porte. Os Jogos Abertos da Terceira Idade foram um recente exemplo disso, em que nós fomos apontados por uma pesquisa com 90% de aprovação em bem receber as pessoas, além da estrutura completa que também oferecemos”, fala Renato Valvassori, presidente da FME Criciúma. 

Assim como nos Jasti, os atletas que estão vindo para Criciúma precisam de atenção especial. A Comissão Central Organizadora (CCO) do evento já está com toda estrutura pronta para bem recebê-los durante todos os dias da Olimpíada.

“Todos os atletas ficam acompanhados de seus responsáveis, mas também vão contar com a nossa equipe que estará disponível para o que precisarem. Nossos heróis ficarão em alojamentos nas Apae’s e nos hotéis da cidade para poderem descansar confortavelmente para suas disputas e fazer amizades através dessa integração que esse evento proporciona”, explica Maria Neiva Mezzari Borges, coordenadora da CCO das Apae’s. 

Durante os jogos os atletas terão momentos de confraternização durante os almoços que serão realizados no Centro de Eventos José Ijair Conti. Apresentações de capoeira, música ao vivo e apresentações da Multiplicando Talentos e da Instituição Diomício Freitas devem animar os dias dos atletas.

Conheça as 16 regiões participantes da 20ª Olimpíada Estadual das Apae’s:

Alto Vale do Itajaí, Contestado, Encosta da Serra, Grande Florianópolis, Litoral Norte, Litoral Sul, Médio Vale do Itajaí, Nordeste, Oeste, Planalto, Planalto Norte, Região Carbonífera, Serrana, Sul, Extremo Oeste e Vale do Chapecó.

Colaboração: Susane Meireles / Diretoria Executiva de Comunicação de Criciúma