Esporte

Criciúma será sede de competições de xadrez infantil e juvenil

Eventos acontecem neste sábado e domingo, no Criciúma Shopping, e as inscrições estão abertas.

Foto: Divulgação

A cidade de Criciúma se prepara para sediar o Festival Catarinense da Criança (Fescri) 2019 e o Campeonato Catarinense de Xadrez Juvenil Sub-20. Os eventos acontecem simultaneamente neste sábado (23) e domingo (24) e serão realizados no Criciúma Shopping (CS), no bairro Próspera. Inclusive, o empreendimento disponibiliza uma atração especial para divulgar a competição: um tabuleiro gigante está montado logo na entrada do shopping, no hall, e pode ser utilizado de forma gratuita por pessoas de todas as idades.

Os campeonatos são abertos para jogadores experientes e amadores, desde que residam em Santa Catarina, tenham conhecimento sobre as regras do jogo e possam integrar alguma das categorias. O Fescri é para as categorias Sub-8, Sub-10 e Sub-12, ou seja, até os 12 anos de idade. Já o Catarinense Juvenil é Sub-20. Os jogos começam às 9 horas de cada dia.

Serão seis partidas no sistema de pontos corridos. Ao fim dos seis jogos, ganharão aqueles que tiverem somado mais pontos dentro de cada categoria. Quem explica é o técnico de xadrez da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma, Evandro Bitencourt. “O sorteio das duplas é feito de forma aleatória pelo computador. Isso para a primeira rodada. Depois, as duplas serão formadas de acordo com os pontos: os jogadores com mais pontos jogam entre si e o mesmo acontece com os que tiverem menos pontos”, adianta.

Ele também lembra que Criciúma tem uma base muito boa no xadrez, com enxadristas campeãs, como a Mirela Pedro Tereza, de 11 anos. Ela representa a cidade em competições estaduais, nacionais e já foi campeã brasileira e sul-americana. Apesar da pouca idade – 10 anos, Alice Fagundes Donato é outra competidora que representa bem Criciúma. Ela já foi campeã catarinense na categoria Sub-8 e agora compete na Sub-10.

“Elas treinam comigo desde 2015 e são exemplos de como a nossa cidade é forte no xadrez. O Fescri acontece pela primeira vez na região Sul do estado e é o principal campeonato de categorias de Santa Catarina, sendo que teve um ano que Criciúma ficou em terceiro lugar, o que mostra a referência da nossa equipe”, elogia Bitencourt.

O evento é uma promoção da Federação Catarinense de Xadrez (FCX), organizado pela Associação dos Enxadristas de Criciúma (AECRI) e conta com o apoio da FME, do Governo Municipal e do Criciúma Shopping.

Como fazer inscrições

As inscrições estão abertas e devem ser feitas até esta quinta-feira (21), exclusivamente através do e-mail [email protected] A inscrição só será homologada após o recebimento da cópia do comprovante de pagamento da inscrição (digitalizado) e constado no e-mail: nome completo, data de nascimento, ID CBX, ID FIDE, categoria e telefone de contato. A confirmação será publicada no site www.chess-results.com. Os dados para depósito/transferência são os seguintes:

Associação dos Enxadristas de Criciúma – AECRI
CNPJ: 29.844.104/0001-64
Banco: Sicredi
Agência: 2604-2
Conta: 46656-5

Colaboração: Comunicação NBCom

Notícias Relacionadas

Com apoio do Hospital São José, Criciúma será sede do “Congresso de Cirurgia e Encontro Estadual de Residentes de Cirurgia Geral”

O evento contará com nomes de grande destaque na área de cirurgia geral, digestiva, oncológica e robótica no cenário nacional.

Coronavírus em SC: Competições esportivas seguem suspensas em Santa Catarina até 5 de julho

A decisão foi divulgada nesta segunda-feira, 1º de junho, em decreto que estabelece a regionalização da tomada de decisões para o enfrentamento da Covid-19.

Concessionária das praças de pedágio, no trecho Sul da BR-101, anuncia sede em Tubarão

O projeto de concessão do trecho catarinense demandará aporte de aproximadamente R$ 7,4 bilhões em conservação, operação e monitoramento da via, gerando cerca de 3,7 mil empregos diretos e indiretos no estado.

Piql assina termo de cooperação técnica com Unibave e prefeitura de Orleans

A Piql é uma empresa criada em 2002, com sede em Drammen, na Noruega, que oferece um serviço de preservação de informações de dados em uma rede de parceiros localizados em diversos pontos no globo terrestre.