Geral

Criciúma também participará da Marcha das Vadias

Manifestação pela igualdade acontece neste sábado no Centro da cidade

Original do Canadá, a Marcha das Vadias foi realizada no ano passado em diversos países, inclusive no Brasil, em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza, Salvador, Brasília e Curitiba. Com o propósito de debater e promover a igualdade feminina, neste ano a manifestação acontecerá de forma simultânea em várias cidades brasileiras e Criciúma também participará da marcha. O evento acontece no sábado, dia 26, em frente a Casa da Cultura, na Praça Nereu Ramos, Centro da cidade.

O principal objetivo da manifestação é, em vez de promover o feminismo absoluto, mostrar a igualdade entre os gêneros. Qualquer pessoa pode participar e levar cartazes ou faixas com opiniões e palavras de protesto. Em Criciúma, haverá um debate antes da marcha, no qual será explicado o propósito do evento, e serão discutidos alguns temas como aborto, prostituição e violência sexual.

A Marcha das Vadias foi criada em resposta a um policial canadense que, em 2011, comentou de forma machista sobre uma série de casos de estupros que aconteceram na Universidade de Toronto, no Canadá. Na oportunidade, ele recomendou que "as mulheres evitassem se vestir como vadias, para não serem vítimas de abuso sexual". O comentário gerou, nos dias seguintes, o protesto de cerca de três mil pessoas nas ruas de Toronto. A Marcha das Vadias em Criciúma tem a organização do Coletivo Murro.

Engeplus