Geral

Cuidados e adestramento de cães motivam encontro em Criciúma

Prefeitura Municipal, Fundação Cultural de Criciúma, Clínica Animal Center e Unibave promovem I Cachorrada

De acordo com o estudo da Pesquisa Nacional de Saúde – PNS, do IBGE, mais da metade dos domicílios de Santa Catarina têm cachorro. O estado ocupa a sexta posição no Brasil em percentual. São 2,4 milhões de cães, mais do que 1,2 milhão de crianças e 732 mil gatos.

Ao ressaltar a importância desses números, os cuidados preventivos frente às principais doenças e os benefícios do adestramento para cães, a Prefeitura Municipal de Criciúma, Clínica Animal Center, ONG Hope Animal e Unibave – Curso de Medicina Veterinária promovem no próximo domingo no Parque das Nações, a 1ª Cachorrada.

O evento será realizado no palco do parque no bairro Próspera a partir das 16h e qualquer interessado ou detentor de um cão pode participar. Tendas com distribuição de petiscos caninos, mostra de filhotes, feira de adoção, cãominhada e orientações para prevenção de doenças fazem parte do programa da 1ª Cachorrada. Sorteio de brindes e premiações para os cães mais enfeitados também serão promovidos.

De acordo com o Coordenador da Unibave, professor Guilherme Valente de Souza, a I Cachorrada vai levar informações para conscientizar os donos de animais. "Traremos informações pertinentes de que o pet não é apenas uma diversão. Antes da compra, o proprietário necessita ter consciência de que será uma companhia para na média 12 anos. Vamos também tirar dúvidas quanto as principais doenças acometidas nos cães", afirma Souza.

A Unibave estará presente também com uma UTI Móvel para os pets e demonstração do serviço de microchipagem. Já a ONG Hope e a Associação Patas e Pegadas divulgam as iniciativas de cada entidade e animais em situação de perigo que foram recolhidos e estão disponíveis para adoção. "É uma excelente oportunidade para saber dos benefícios em ter um cão em sua casa e das responsabilidades que cada um assume", esclarece Ângela Mendes Anjo, presidente da Associação.

Mostra de raças exóticas, cães de guarda e dicas de adestramento completam o cronograma da I Cachorrada. "Todo cachorro é comparado a um ser humano. Precisa de educação e passar por uma verdadeira escola para que possa aprender certos comandos", afirma o adestrador da Animal Center, Evandro Santin.

As inscrições gratuitas podem ser realizadas via telefone (48) 3462.6498

Colaboração: Felipe Godoy Costa Pinto

[soliloquy id=”155923″]