Geral

Curso de Pedagogia do Unibave é avaliado com nota 4 no Enade

A prova foi aplicada com os concluintes do curso em novembro do ano passado, mas o resultado foi divulgado este mês, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Fotos: Divulgação

O curso de Pedagogia do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) foi avaliado com nota 4 na edição de 2021 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), numa escala de 1 a 5. A prova foi aplicada com os concluintes do curso em novembro do ano passado, mas o resultado foi divulgado este mês, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O exame avalia o desempenho dos estudantes em relação ao conteúdo programático previsto nas diretrizes, além de servir de instrumento para mensurar a qualidade dos cursos ofertados no ensino superior, tanto em instituições públicas como privadas.

Para a coordenadora do curso de Pedagogia, Miryan Cruz Debiasi, o Enade oferece dados importantes para a gestão e para o aprimoramento da qualidade do ensino do curso. “A edição de 2021 foi especialmente desafiadora, uma vez que ainda estávamos nos reorganizando em função da pandemia de COVID-19. Mas nossos acadêmicos saíram muito bem. Com esse excelente resultado, seguimos com os estudos dos indicadores para aprimorar ainda mais a qualidade do curso oferecido”, comentou a professora.

A egressa Joana Roecker concluiu o curso no Unibave no início deste ano. Ela comenta que escolheu a Instituição graças às boas referências que teve de outros egressos. “Me encantei no Test Drive, que fiz na época. Na hora de avaliar a grade do curso, a gente olha a nota do Enade, e bota na conta na hora de decidir, já que passa uma segurança”, comentou a pedagoga.

A pedagoga Ana Cláudia Francisco também participou da prova de avaliação do curso e disse que já percebeu que havia acertado na escolha profissional logo nas primeiras aulas. “Ao longo do curso, isso foi se consolidando cada vez mais”, declara.

Shafira Hemilly Almeida Lemos diz que a experiência de realizar a prova do Enade foi um fator importante na vida acadêmica, pois já avalia como os profissionais estão chegando ao mercado de trabalho. “É de interesse de todo o estudante ter um bom resultado, já que essa nota e esse desempenho ficam atrelados ao histórico profissional, além de ajudar a instituição a ocupar um lugar de destaque”, avalia.

Instituição melhora o reconhecimento geral

O pró-reitor de Ensino de Graduação (Prograd) do Unibave, Leonardo de Paula Martins, comenta que a nota é muito importante não só para o curso mas também para o reconhecimento da Instituição junto ao Ministério da Educação.

Leonardo lembra que, anteriormente, o curso de Pedagogia foi avaliado com nota 4 e que as notas individuais do Enade impactam no Conceito Preliminar de Curso (CPC), que é outra nota publicada em seguida, e no Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC).

“O bom desempenho no Enade melhora o desempenho geral do Unibave. Representa a qualidade do curso, fornece indicadores para que se possa fazer uma gestão cada vez mais aprimorada e gera reconhecimento pelo Ministério da Educação como um todo da Instituição”, comenta.

Quer receber as principais noticias da região? Entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável