Geral

Data da abertura dos envelopes já está definida

O projeto de construção foi entregue no dia 28 de janeiro pela empresa Iguatemi Consultoria e Serviço de Engenharia.

Foto: Dviulgação/Notisul

Foto: Dviulgação/Notisul

Já está marcada a data para abertura dos envelopes para conhecer qual será a empresa ganhadora da licitação para a construção da ponte sobre o rio da comunidade de Congonhas, divisa entre Tubarão e Jaguaruna. 
 
Conforme a representante da comissão de licitação da secretaria de desenvolvimento regional (SDR/TB), Maria Ângela Porto Cardozo, o processo será realizado na quarta-feira da próxima semana.
 
“Às 14 horas deste dia, o prazo termina para que os interessados possam protocolar os documentos de habilitação e da proposta de preço. Já às 14h30min, serão abertos os envelopes para conhecer o ganhador que será responsável pelas obras da ponte. Todo o processo será realizado no auditório da SDR”, informa Maria Ângela.
 
O recurso para a execução da obra virá do fundo social, sem contar a contrapartida financeira dos municípios envolvidos.
 
Segundo o jornal Notisul, a assinatura de descentralização do recurso de R$ 1,5 milhão, para a execução da passagem para o bairro Congonhas, foi realizada em Florianópolis no dia 11 do mês passado. Na ocasião, o governador Raimundo Colombo afirmou que ponte estará à disposição da população em oito meses, ou seja, restam sete meses, conforme a sua promessa.
 
Em janeiro, vários moradores da comunidade se reuniram na praça central do bairro, em uma manifestação pacífica que chamou a atenção do poder público e de autoridades para a construção urgente de uma ponte.
 
Ponte da Madre

Outra importante obra de travessia aguardada pelos moradores e motoristas da região é ponte na comunidade da Madre. No fim de março, gestores de Tubarão e Laguna decidiram que irão construir a passagem em concreto.
Conforme ficou definido na data, o projeto e a licitação da obra serão realizados por meio de um convênio com a Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel). 
Para o secretário de infraestrutura da prefeitura da Cidade Azul, Ismael Medeiros, o projeto ainda está em construção pelos engenheiros da Amurel, que deverão entregá-lo até o fim deste mês.
A estrutura atual é de madeira, que constantemente recebe peso em excesso, pela passagem de veículos grandes, danificando o tráfego na localidade.
 
As obras

A construção da passagem permanente sobre o Rio Congonhas tem um orçamento inicial de R$ 1,5 milhão, com vão de 64 metros de comprimento e 8,9 metros de largura. No projeto, está definida também a construção de duas passarelas para pedestres com largura de 1,15 metro, em um total de 569,6 metros quadrados de área construída.