Educação

Decreto muda sistema de escolha de diretores

A determinação tornará ativa a participação de professores, alunos e pais na escolha do diretor

No dia dos professores, comemorado ontem, a comunidade escolar recebeu uma importante notícia, que deve renovar a forma de gestão das escolas estaduais. O governador Raimundo Colombo e o secretário de Educação, Eduardo Deschamps, assinaram durante o dia de ontem o decreto que altera o atual sistema de nomeação dos diretores das instituições escolares do estado. A determinação tornará ativa a participação de professores, alunos e pais na escolha do diretor, que entra em vigor a partir de 2015.

O novo decreto põe fim ao antigo modo de escolha da direção por indicação política, hoje mantido, além de Santa Catarina, por outros cinco Estados. A partir de 2015, os candidatos a diretores devem apresentar um plano de gestão, com foco no acesso à educação, na permanência do aluno e no êxito da aprendizagem. Para realizar o plano, os candidatos passarão por um curso na área de gestão escolar de no mínimo 200 horas.

Propostas passarão por análise técnica

Conforme o site Clicatribuna, os planos de gestão, quando concluídos, serão analisados por consultores técnicos, especialistas na área. Se aprovada, a proposta segue para votação pela comunidade escolar. De acordo com o Governo do Estado, o plano apresentado pelo profissional nomeado como diretor será analisado anualmente pela Secretária de Educação, Gerentes Regionais de Educação e o Conselho Escolar das instituições.