Geral

Defesa Civil alerta para o risco de deslizamentos

Em consequência do longo período de chuvas, que se estende desde outubro, o solo está encharcado, as áreas de maior risco são encostas de rios.

A Defesa Civil de Criciúma, por conta da chuva que assola a região, continua em alerta. Com o objetivo de manter a situação sob controle, o monitoramento das encostas de rios e outros pontos críticos do município vêm sendo constante.

Conforme indica a previsão do tempo, o clima permanecerá instável pelos próximos dias, mantendo as chuvas e as temperaturas amenas. Embora nos mapas não exista registro de temporais, o efeito El niño é muito imprevisível. Contudo, o que preocupa a Defesa Civil é o solo encharcado, que contribuí para possíveis deslizamentos de terra, ou movimentação de massa.

“A chuva não deu trégua desde o início do mês passado, tivemos poucos dias de sol e o grande predomínio foi da chuva. O foco agora é acompanhar todas as encostas de morro, todas as áreas de risco possíveis e as movimentações de massa, para evitar danos à população. O trabalho de prevenção é sempre o mais eficiente”, enfatiza a coordenadora da Defesa Civil, Angela Mello.

“O importante é as pessoas que se encontram nessas áreas estejam atentas às inclinações de árvores – que é um indício de possíveis deslizamentos – ou qualquer barulho, independente do horário. Se identificar uma situação de risco, o indicado é sair de casa imediatamente e acionar a Defesa Civil”, alerta a coordenadora.

Nas últimas 24 horas, a estação meteorológica de Urussanga registrou 20 mm de chuva, o que é considerado tranquilo. Já na estação de Criciúma, oito milímetros e a tendência é continuar assim até o fim de semana. “Não há registro de regiões prejudicadas até o momento, estamos realizando um trabalho monitoramento para o controle dos problemas e situações de risco. A equipe da Defesa Civil está preparada para dar apoio à população em casos extremos”, frisa o prefeito de Criciúma Márcio Búrigo. “Nossas ações preventivas estão, os trabalhos de limpeza de ruas e bocas de lobo, desassoreamento de rios, por exemplo, já mostram resultados eficientes. Com tanta chuva ainda não tivemos registro de alagamentos”, completa.

Em situação de emergência, a orientação é que seja comunicado à Defesa Civil Municipal, através dos telefones:

Defesa Civil – 199/ 3445-7019 / 3445-7020 / 9162-9006 (plantão)

Bombeiros – 193

Guarda Municipal – 153

Polícia Militar – 190

Colaboração: Janaína Teixeira / Comunicação Prefeitura de Criciúma

[soliloquy id=”155104″]