Geral

Defesa Civil alerta para possibilidade de temporais localizados nesta quarta-feira

Em caso de emergência, entrar em contato com a Defesa Civil através do telefone 199, Corpo de Bombeiros 193 ou Polícia Militar 190.

Temporal

Foto: Divulgação

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – Compdec de Criciúma alerta a população sobre a possibilidade de temporais localizados entre a tarde e noite desta quarta-feira (23) em todas as regiões do estado. O horário de maior atenção compreende entre às 14h e 22h.

De acordo com meteorologistas da Epagri/Ciram, a previsão indica pancadas de chuva isolada com raios, risco de temporais isolados com ventos acima de 60 quilômetros por hora. Há também possibilidade de chuva forte em curto espaço de tempo, podendo chegar a 30 milímetros por hora, e queda de granizo.

Recomendações da Defesa Civil

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

Em caso de emergência, entrar em contato com a Defesa Civil através do telefone 199, Corpo de Bombeiros 193 ou Polícia Militar 190.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Criciúma

Notícias Relacionadas

Momento preocupante nas regiões da Amrec e da Amurel por causa da forte chuva

Defesa Civil, Bombeiros e Polícia Militar atuam no socorro em várias cidades da região

Defesa Civil de Criciúma realiza abertura da Operação Primavera e do Curso de Agente Voluntário nesta terça-feira

Evento inicia às 19h, no plenário da Amrec. Operação visa executar atividades de prevenção no município

Reunião com a Defesa Civil municipal debateu estratégias para o frio intenso em São Joaquim

A Defesa Civil alerta que a onda de frio intenso pode causar prejuízos na agricultura, congelamento de canos e rodovias, por isso um cuidado especial muita atenção nessas áreas.

Postos da Polícia Rodoviária mantém interdição da Serra e alegam não ter recebido comunicação oficial

Lideranças municipais de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra foram informados na manhã desta sexta-feira (01), da liberação do tráfego de caminhões até 15 toneladas na SC-390, trecho da Serra do Rio do Rastro.