Geral

Defesa Civil confirma microexplosão em cidade de SC, fenômeno deixou um rastro de destruição

O fenômeno deixou um rastro de destruição no município. A Defesa Civil emitiu um relatório que confirma a microexplosão

Foto: Defesa Civil de Xanxerê/Divulgação

Uma chuva intensa deixou ruas alagadas, causou destelhamentos e arrancou o telhado de uma empresa na tarde de terça-feira (17), em Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina. A Defesa Civil confirmou, por meio de relatório, que o fenômeno é conhecido como microexplosão.

A microexplosão ocorre quando uma nuvem de tempestade não consegue suportar o volume de água no seu interior e toda essa água cai de uma vez, o que causa forte corrente de vento. Dessa forma, as fortes rajadas se concentram em uma pequena área, da nuvem em direção ao chão.

A chuva iniciou por volta das 14h e em cerca de 20 minutos resultou em uma precipitação de 60 milímetros, de acordo com informações da Defesa Civil. Os dois bairros mais atingidos foram o João Winckler e o Colatto, por onde passa um rio que transbordou e acabou alagando algumas ruas.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Conforme o coordenador Regional da Defesa Civil Estadual em Xanxerê, Luciano Peri, uma empresa teve o telhado arrancado devido à força do vento. Lonas foram distribuídas a quatro famílias e os estragos estão sendo levantados. “Não houve nenhum ferido”, afirma Peri.

O coordenador da Defesa Civil Municipal de Xanxerê, Ronaldo Luzzi, esteve no local e informou que as rajadas de ventos pontuais chegaram a atingir 40 km/h.

“O telhado da empresa acabou caindo sobre duas casas, mas todos já foram atendidos. O local foi isolado e estamos aguardando a companhia de energia para desligar a luz no local”, informou Luzzi.

A Defesa Civil já havia emitido um alerta na tarde desta terça-feira para o risco de alagamentos e enxurradas em algumas regiões.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Reunião com a Defesa Civil municipal debateu estratégias para o frio intenso em São Joaquim

A Defesa Civil alerta que a onda de frio intenso pode causar prejuízos na agricultura, congelamento de canos e rodovias, por isso um cuidado especial muita atenção nessas áreas.

Defesa Civil de Criciúma realiza abertura da Operação Primavera e do Curso de Agente Voluntário nesta terça-feira

Evento inicia às 19h, no plenário da Amrec. Operação visa executar atividades de prevenção no município

Coordenador da Defesa Civil conhece ações do Plano de Contingências da Assistência Social de Lauro Müller

O Coordenador pode acompanhar os trabalhos de organização dos alimentos e kits de higiene que a secretaria está montando para distribuição a famílias e idosos em situação de vulnerabilidade social.

Postos da Polícia Rodoviária mantém interdição da Serra e alegam não ter recebido comunicação oficial

Lideranças municipais de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra foram informados na manhã desta sexta-feira (01), da liberação do tráfego de caminhões até 15 toneladas na SC-390, trecho da Serra do Rio do Rastro.