Economia

Defesa Civil libera R$ 388 mil para Tubarão

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O governo de Santa Catarina vai receber R$ 388,2 mil em recursos para ações de defesa civil no Estado. Os recursos, assegurados ontem pelo Ministério da Integração Nacional, vão custear a recuperação do telhado do Batalhão de Polícia Militar do município de Tubarão.

 O local foi atingido pelo temporal de 16 de outubro. A portaria de empenho e transferência do valor foi publicada no Diário Oficial da União – DOU ontem.

 O apoio federal é complementar às ações do Estado e do município e foi possível após a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil – Sedec-MI reconhecer a situação de calamidade pública na cidade, em decorrência dos estragos causados pelo vendaval.

 A sede da Polícia Militar – PM, localizada no bairro Morrotes, foi violentamente atingida pela tempestade e grande parte do telhado do batalhão foi danificada pelas fortes rajadas de vento.

 Além do telhado, a estrutura superior (armação) também foi danificada. Árvores do pátio da sede da PM caíram sobre veículos, inclusive viaturas da Polícia Militar. Com isso, o atendimento da guarnição teve diversos problemas. A Central Regional de Emergência teve problemas no Sistema 190 para o recebimento de chamadas, bem como no acesso ao sistema de ocorrências.

 Assistência

As ações de resposta a desastres são medidas emergenciais que visam a prestar assistência humanitária e restabelecer emergencialmente os serviços essenciais, oferecendo melhores condições de habitabilidade para a população afetada pelas ocorrências de desastre.

 São considerados essenciais os serviços relacionados à saúde, alimentação, abastecimento, energia, saneamento, transporte, trafegabilidade, comunicação, educação e segurança.

Com informações do Jornal Diário do Sul