Geral

Definida logística no carnaval de Laguna

Estrutura de segurança, trânsito, saúde, limpeza e outros aspectos foram divulgados pela organização

Foi apresentada ontem (5), na coletiva de imprensa realizada no Laguna Tourist Hotel, como funcionará a estrutura de segurança, trânsito, saúde e toda a logística do carnaval de Laguna.

Começando pela área de concentração dos blocos na praia do Iró: o trânsito para quem dirige no sentido Iró-Mar Grosso (avenida lateral ao hotel Tourist) será direcionado pela rua de acesso ao lado direito. O sentido contrário, para quem sairá do Mar Grosso, será feito pelo cruzamento entre a avenida Senador Galotti e a beira-mar, onde tem uma lombada (ao lado da praça de petit pavet).

Todas as ruas transversais distantes a uma quadra da avenida beira-mar serão bloqueadas para estacionamento. O acesso somente será liberado para os moradores dos prédios. A saída destas ruas para a praia será fechada com trailers de ambulantes, enquanto a outra saída por uma barreira fixa com correntes. Todas serão acompanhadas de seguranças privados durante 24 horas.

Além disso, duas vias serão abertas para acesso ao Bolsão de Som e ao Bloco Babalaô.

De acordo com o secretário de turismo, João Carlos, serão disponibilizados seguranças particulares para monitorar durante 24 horas as dunas e áreas de preservação das corujas buraqueiras.

A concentração central de segurança e saúde será instalada no entorno da Praça do Vila. O lado esquerdo será usado para a delegacia móvel da polícia militar e polícia civil acompanhados da guarda municipal, polícia ambiental, corpo de bombeiros, Secretaria de Turismo e Fundação Lagunense de Cultura.

A via do lado direito estará a tenda da saúde, com duas ambulâncias, sendo uma do município e outra do Samu. Um laboratório emergencial funcionará 24 horas, com sistema de plantão fixo com dois médicos e uma enfermeira.

Algumas ruas laterais próximas à Praça do Vila estarão abertas como rota de saída de emergência para a polícia e ambulâncias.

Outra ambulância e tenda da saúde também funcionará na Praça Seival, nos Molhes, local do palco principal e área de dispersão dos blocos.

A avenida São Joaquim, que dá acesso aos Molhes, será bloqueada por questão de segurança e mobilidade.

A Polícia Militar também estará espalhada por toda a orla, com viaturas e motos. Um patrulhamento constante será realizado nas avenidas Senador Galotti e João Pinho. Nessas duas, será proibido o som automotivo.

Segundo o capitão da Polícia Militar, Dante Chierighini, serão realizadas duas formas de atuação da polícia para coibir o som automotivo. Nas vias públicas, serão aplicadas as orientações e multas conforme o Código de Trânsito Brasileiro. Já nas residências particulares, de acordo com a lei de contravenções penais.

Na delegacia móvel, a polícia civil disponibilizará um serviço de triagem para casos de perda e roubo de documentos.

Durante o dia, o Corpo de Bombeiros irá reforçar o efetivo de salva-vidas, que estarão na praia até as 20h. Chierighini afirmou que os postos salva-vidas também serão usados como pontos estratégicos de segurança.

A partir das duas horas da manhã, a polícia militar, guarda municipal e fiscalização da prefeitura irão realizar uma “varredura”, partindo do Iró sentido Molhes. O objetivo é encerrar o comércio nos trailers, que possuem alvará somente até este horário, e centralizar o carnaval na região dos Molhes até as 4h da manhã.

O prefeito Everaldo dos Santos afirmou que o carnaval está sendo realizado com recursos próprios e apoio do governo estadual: “estamos trabalhando pelo bem coletivo”, ressalta.

A coletiva de imprensa foi intermediada pelo prefeito de Laguna, Everaldo dos Santos; Secretário de Turismo, João Carlos; Secretário de Saúde, Felipe Remor; Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ruy Vladmir; Secretário de Comunicação, Celso Fernandes; Presidente da Fundação Lagunense de Cultura, Antônio Quirino; Capitão da Polícia Militar, Dante Chierighini; Sargento do Corpo de Bombeiros, Janio Marcelino; Delegado Regional da Polícia Civil, Manoel Silveira e representando a Câmara de Vereadores, Kleber Kek.

Limpeza

A Secretaria de Obras irá trabalhar com dois horários de limpeza. Primeiro às 4h da manhã, começando pelo Iró e área de concentração dos blocos e depois às 6h da manhã, na praia e restante da avenida.

Bloco da Pracinha

Esse será o único bloco que percorrerá um trajeto diferente. Saindo da praça do Magalhães, o trio seguirá fechado pela rua São Joaquim até a praça Seival. Lá será aberto e percorrerá a avenida beira-mar até o Iró.

Segurança privada

Uma empresa especializada em eventos de grande porte foi contratada para realizar o serviço de segurança privada. Ao todo são 250 homens, duas motos, dois carros e supervisores. A equipe trabalha com sistema integrado de rádio e tecnologia avançada.

Câmeras de monitoramento

Duas câmeras de vídeo monitoramento irão auxiliar na segurança do carnaval. Uma na praça do Iró, na concentração dos blocos e outra na praça do Vila.

Guarda Municipal

A guarda municipal será responsável em disciplinar o trânsito, sinalização de vias e estacionamentos.