Geral

Definidas as propostas da região para o Plano Plurianual da Epagri

A Gerência Regional da Epagri de Criciúma definiu em consulta pública as ações que serão encaminhadas para a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca como parte do Plano Plurianual da Epagri para o próximo quadriênio (2014/2017). A reunião aconteceu ontem (17), no auditório do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), na Próspera, em Criciúma. Participaram da reunião agricultores e lideranças do setor agrícola na região da Secretaria Regional de Criciúma.

O próximo passo é a sistematização das informações criadas na reunião de consulta pública e o repasse das ideias para a Secretária da Agricultura e da Pesca.

“Sentimos grande maturidade e responsabilidade no que eles estão pensando e propondo. Há uma preocupação com a preservação do meio ambiente e a recuperação de áreas degradadas, e também sentem a importância de ter um sucessor que vai manter a agricultura. A Epagri como executora dos programas federais e estaduais promove a assistência necessária pra que eles continuem no campo”, afirma o gerente Regional da Epagri em Criciúma, Realdino José Busarello.

A região da SDR de Criciúma conta com aproximadamente 6.800 famílias cadastradas na Epagri, somando um total de 42.000 habitantes. Para manter a qualidade de vida no campo e fornecer qualificação na produção os agricultores lançaram ideias como a Política Comunidade Rural Digital; fortalecimento da pesquisa agropecuária; estimulo a formação e capacitação do agricultor; aumento de técnicos nas propriedades rurais; potencialização da produção orgânica; trabalho com grãos sustentável, entre outras metas.

“Este é o primeiro plano desenvolvido e está sendo muito prático, com boas ideias e planejamento sustentável. O resultado foi muito interessante”, avaliou Busarello.

Thiago Hockmüller/Imprensa SDR de Criciúma