Segurança

Delegado regional de Tubarão é afastado por indícios de envolvimento com jogo do bicho

Renato Poeta ocupa cargo regional desde 2011

Por indícios de envolvimento com o jogo do bicho, a chefia da Polícia Civil afastou preventivamente do cargo o delegado regional de Tubarão, Renato Sardagna Poeta. Ele já havia sido afastado por decisão judicial e agora também teve a mesma medida aplicada na polícia.

A Delegacia Geral editou portaria em que afirma que as diligências apontaram indícios da participação do delegado. A determinação é assinada pelo delegado-geral da Polícia Civil em Santa Catarina, Aldo Pinheiro D´Ávila, e foi publicada no Diário Oficial da última quarta-feira, conforme mostrou o colunista do Diário Catarinense Rafael Martini, no Visor de domingo.

A nota aponta a existência de organização criminosa que contava com a participação de agentes públicos que deveriam combater a prática de jogos ilícitos em Tubarão – Poeta atuava como delegado regional desde o começo de 2011.

Os investigados são alvos da operação Avalanche da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), em Florianópolis, que havia pedido à Justiça o afastamento de três servidores públicos, entre eles o delegado regional. Poeta teve recolhido as armas e a carteira da polícia.

No dia 8 deste mês, sete pessoas foram presas pela Deic e três servidores afastados.  A ação aconteceu nas cidades de Tubarão, Criciúma, Cocal do Sul, Gravatal, Florianópolis, São José e Capivari de Baixo. Foram estouradas duas bancas centrais de jogo do bicho, uma em Cocal do Sul e outra em Tubarão.

A Polícia Civil informou que após a conclusão do inquérito haverá apuração administrativa pela Corregedoria sobre o delegado. A reportagem do Diário Catarinense tentou entrar em contato com Poeta por telefone no domingo, mas não conseguiu. Assume temporariamente o cargo em Tubarão o delegado regional de Laguna, Manoel Silveira Teixeira.