Saúde

Dengue: oito focos do Aedes Aegypti são encontrados em Imbituba

Foto: Israel Costa / ASCOM PMI

Agentes do Programa de Combate à Dengue de Imbituba registraram, durante uma fiscalização de rotina nas mais de 200 armadilhas espalhadas pelo município, o aparecimento de oito focos do Aedes Aegypti. Os fiscais encontraram quatro focos em no bairro Porto da Vila, dois em Nova Brasília, um no Campo da Aviação e um na Vila Nova.

Os oito focos foram verificados durante a análise de 21 larvas. Nos locais, além das armadilhas, os agente também vistoriaram casas e estabelecimentos comerciais. “Nos pontos em que foram constatados os focos, nós abrimos um raio de 300 metros e fiscalizamos cada local. Por sorte, não encontramos mais nenhuma nova larva positiva para o Aedes Aegypti”, disse o coordenador do Programa de Combate à Dengue, Eduardo Cardoso Carvalho.

A situação, segundo a secretária Municipal de Saúde, Graciela Weimes Ribeiro, é considerada preocupante. “Nós não podemos aumentar esse número. Não podemos permitir que a cidade se torne um local de infestação Aedes Aegypti. Por isso, pedimos a colaboração da população para que permita o trabalho dos nossos agentes”.

Sete agentes do Programa de Combate à Dengue estão percorrendo os bairros de Imbituba, inspecionando todas as armadilhas e pontos estratégicos. A intenção é prevenir, para que novos focos não sejam encontrados na cidade do litoral.

“É muito importante a participação de toda a população. Não só cuidando da sua residência, mas fiscalizando o seu vizinho, se não há água parada ou terreno baldio sem manutenção. Dessa forma, denunciando à Prefeitura, nós poderemos reduzir os riscos de novos focos”, alertou o prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior.

Para conscientizar a população, 3 mil panfletos de alerta foram produzidos e serão distribuídos nos próximos dias aos moradores. Aproveitando a Semana do Meio Ambiente, que acontece em Imbituba até a próxima sexta-feira (8), um agente da Secretaria de Saúde vai trabalhar o tema durante os eventos realizados no município.

Colaboração: Israel Costa / Comunicação Prefeitura de Imbituba

Notícias Relacionadas

Eleição 2020: Com foco na defesa da família, PSC quer se fortalecer em Orleans

O presidente Davi Boeira destaca que o partido ainda é novo na cidade, mas pretende crescer defendendo a família e as crianças.

Secretaria de Saúde de Criciúma fará ação de conscientização contra o Aedes Aegypti

Ação ocorrerá neste sábado (15) nos bairros Próspera e Nossa Senhora da Salete

Secretaria da Saúde desmente notícias falsas sobre casos de coronavírus no Norte de SC

Informações da doença na cidade de São Ludgero também são falsas. Nenhum caso foi confirmado em Santa Catarina.

Abastecimento chega ao limite em Imbituba

Postos de combustíveis e supermercados devem liquidar seus estoques até a próxima terça-feira (29).