Saúde

Deputado solicita credenciamento do Hospital Regional de Araranguá para tratamento de quimioterapia

Atualmente o Hospital Regional, considerado de médio porte, atende a pacientes de 15 municípios da região do Extremo Sul catarinense, abrangendo uma população de mais de 180 mil pessoas.

Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa

O deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) protocolou nesta terça-feira (7) uma indicação solicitando ao Governador Raimundo Colombo, e ao Secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, a habilitação e o credenciamento do Hospital Regional de Araranguá para fornecer tratamento de quimioterapia nos municípios da Amesc.

Atualmente o Hospital Regional, considerado de médio porte, atende a pacientes de 15 municípios da região do Extremo Sul catarinense, abrangendo uma população de mais de 180 mil pessoas. “Os pacientes destes municípios que necessitam de atendimento e tratamento para neoplasia maligna têm que se deslocar para Criciúma ou Florianópolis, passando por necessidades das mais variadas ante a falta de estrutura, como hospedagem e alimentação, para a continuidade do tratamento”, explica o parlamentar na justificativa.

O hospital é referência no Sul do Estado, com uma área construída de 14 mil metros quadrados, 100 leitos de internação nas clínicas médica, cirúrgica, pediátrica e obstétrica, 10 leitos na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) adulto Tipo II, 6 leitos para internação com Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS), centro obstétrico com 1 sala de parto normal, centro cirúrgico com 3 salas, ambulatório com 6 consultórios médicos e pronto-socorro com 6 leitos de observação adultos e 3 leitos de observação pediátrica.

“O hospital tem condições e está disposto a ampliar o atendimento se houver a habilitação e o credenciamento. Isso significará um avanço no tratamento do câncer. Vamos discutir o assunto já na quinta-feira (9) em audiência com o Secretário de Saúde, e esperamos que o Vale do Araranguá recebe esse atendimento o mais breve possível”, afirma o deputado Rodrigo Minotto.

Colaboração: João Manoel Neto – Assessoria de Imprensa 

Notícias Relacionadas

Em Laguna, governador autoriza emissário terrestre para a praia do Mar Grosso e libera recursos para hospital

A projeção da Casan é que o empreendimento fique pronto em janeiro de 2020. O emissário é uma rede de 2.718 metros de extensão e diâmetro de 315 milímetros, com tubos de polietileno.

Um super Arraiá é promovido para crianças da oncologia pediátrica no Hospital São José em Criciúma

A tarde especial teve equipe e pacientes vestidos a caráter, pescaria, comidas típicas deliciosas, e muita, muita animação.

Legislativo aprova parceria entre ACIVA e Prefeitura para instalação de câmeras de monitoramento em Araranguá

Projeto aprovado por unanimidade no legislativo prevê a instalação de dez câmeras de monitoramento em Araranguá

Presídio de Araranguá beneficiado com verbas de penas pecuniárias do sul do Estado

O Presídio Regional de Araranguá promoveu, na última sexta-feira (19), a inauguração da sala de aula e da biblioteca daquela unidade.