Saúde

Deputado solicita credenciamento do Hospital Regional de Araranguá para tratamento de quimioterapia

Atualmente o Hospital Regional, considerado de médio porte, atende a pacientes de 15 municípios da região do Extremo Sul catarinense, abrangendo uma população de mais de 180 mil pessoas.

Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa

O deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) protocolou nesta terça-feira (7) uma indicação solicitando ao Governador Raimundo Colombo, e ao Secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, a habilitação e o credenciamento do Hospital Regional de Araranguá para fornecer tratamento de quimioterapia nos municípios da Amesc.

Atualmente o Hospital Regional, considerado de médio porte, atende a pacientes de 15 municípios da região do Extremo Sul catarinense, abrangendo uma população de mais de 180 mil pessoas. “Os pacientes destes municípios que necessitam de atendimento e tratamento para neoplasia maligna têm que se deslocar para Criciúma ou Florianópolis, passando por necessidades das mais variadas ante a falta de estrutura, como hospedagem e alimentação, para a continuidade do tratamento”, explica o parlamentar na justificativa.

O hospital é referência no Sul do Estado, com uma área construída de 14 mil metros quadrados, 100 leitos de internação nas clínicas médica, cirúrgica, pediátrica e obstétrica, 10 leitos na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) adulto Tipo II, 6 leitos para internação com Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS), centro obstétrico com 1 sala de parto normal, centro cirúrgico com 3 salas, ambulatório com 6 consultórios médicos e pronto-socorro com 6 leitos de observação adultos e 3 leitos de observação pediátrica.

“O hospital tem condições e está disposto a ampliar o atendimento se houver a habilitação e o credenciamento. Isso significará um avanço no tratamento do câncer. Vamos discutir o assunto já na quinta-feira (9) em audiência com o Secretário de Saúde, e esperamos que o Vale do Araranguá recebe esse atendimento o mais breve possível”, afirma o deputado Rodrigo Minotto.

Colaboração: João Manoel Neto – Assessoria de Imprensa 

Notícias Relacionadas

Em Laguna, governador autoriza emissário terrestre para a praia do Mar Grosso e libera recursos para hospital

A projeção da Casan é que o empreendimento fique pronto em janeiro de 2020. O emissário é uma rede de 2.718 metros de extensão e diâmetro de 315 milímetros, com tubos de polietileno.

Presídio de Araranguá beneficiado com verbas de penas pecuniárias do sul do Estado

O Presídio Regional de Araranguá promoveu, na última sexta-feira (19), a inauguração da sala de aula e da biblioteca daquela unidade.

Coronavírus em SC: Hospital de Laguna ativará 10 leitos de UTI no começo de agosto

O Estado auxiliará com a habilitação dos leitos junto ao Ministério da Saúde, para garantir que o recurso do custeio seja pago pelo Governo Federal.

Quase 170 anos de prisão para 23 réus em sentença por tráfico da comarca de Araranguá

Dentre os condenados, 19 eram integrantes de associação criminosa voltada para o tráfico de drogas.