Geral

Desfile cívico no Parque das Nações marca celebração da Independência do Brasil

O Dia da Independência do Brasil não passou em branco e foi muito comemorado pelos criciumenses na manhã desta segunda-feira (7), no Parque das Nações Cincinato Naspolini, com o tradicional desfile cívico. Este ano que marca a celebração dos 193 anos da separação de Portugal, a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, elegeu como tema: “Brasil, Pátria Amada! Unidos por um mundo melhor!”, da Escola Municipal Carlos Gorini. Aproximadamente 45 entidades passaram pelo trajeto no parque.

O prefeito Márcio Búrigo destaca a importância da data cívica e de sua comemoração. “Este é um dia que não podemos deixar morrer. Fico muito feliz em ver o parque lotado pelos criciumenses que vieram prestigiar esse evento que comemora o nosso país. Nossa administração não mede esforços para a realização desse evento que muito nos orgulha. Mais uma vez a população mostra apoio a essa ação, que preza pela diversidade e valoriza o trabalho multicultural de Criciúma, com um número de entidades expressivo passando pelo trajeto do Parque”, declara o chefe do Executivo de Criciúma.

As atividades iniciaram às 8h30min com o hasteamento da bandeira, e contaram com a participação de fanfarras das escolas municipais, estaduais e particulares, além de apresentações de associações e institutos do município.

De acordo com a secretária de Educação, Rose Reynaud, o desfile sempre atrai grande público, pois garante a participação de vários setores da comunidade, não apenas das escolas. “Temos uma diversidade de entidades que estão engajadas e vieram mostrar um pouco dos projetos desenvolvidos diariamente em cada instituição. Mais uma vez o evento superou as nossas expectativas. Todos se dedicaram e se empenharam para tornar essa data memorável em nossa Criciúma”, comenta a secretária.

Comunidade celebra independência

Muitas faixas com dizeres patrióticos, com mensagens de apoio à valorização e preservação da cultura fizeram parte das comemorações da Independência do Brasil em Criciúma. A estudante da Escola Municipal Jorge da Cunha Carneiro, Rafaella Canarin, 12 anos, foi uma das pessoas que carregou a faixa pedindo a valorização da educação. “Eu considero muito importante sair de casa e participar deste momento, onde nós representamos a escola. Viemos mostrar que nossa escola, assim como muitas outras, faz total diferença, pois temos ótimos projetos que nos dão várias oportunidades. Estamos aqui para honrar a nossa pátria”, destaca Rafaella.

Segundo a presidente da Judecri, Rindalta Oliveira, participar do tradicional desfile do Dia da Pátria mostra as potencialidades que cada um dos participantes da associação tem em diversos aspectos. “É muito importante mostrar nossas conquistas para a população, pois muitos ainda não sabem que temos uma instituição que dá apoio ao deficiente físico. Ficamos muito felizes em receber o apoio da sociedade e poder deixar bem claro que nossas dificuldades não nos tiram do nosso momento patriótico”, relata Rindalta.

Colaboração: Milena dos Santos

[soliloquy id=”145536″]