Geral

Dia do Servidor Público será festejado com jantar de confraternização

Foto: Sul in Foco/Arquivo

Foto: Sul in Foco/Arquivo

O Dia do Servidor Público, também dia do Funcionário Público, é comemorado anualmente no Brasil em 28 de outubro. Para festejar a data, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Lauro Müller (SISELM) vai promover no sábado, dia 31, um jantar de confraternização no pavilhão de festas da igreja matriz da cidade.

O evento terá início às 20h30min, sendo destinado somente para os associados do SISELM e acompanhantes. Durante o jantar haverá música ao vivo com o grupo Casa Nova e o sorteio de brindes.

O Dia do Servidor Público não é feriado nacional, mas considerado ponto facultativo. Porém, em Lauro Müller o prefeito Fabrício Kusmin Alves não acatou o pedido do SISELM para que fosse decretado ponto facultativo nesta quarta-feira. “Enviamos um ofício ao prefeito no começo do ano, mas ele respondeu que não daria ponto facultativo, pois durante o ano haveria muitos feriados”, informou o presidente do SISELM, João Batista Gonçalves.

Para o presidente do SISELM a data poderia ser melhor se prefeito tivesse atendido algumas reivindicações dos servidores. “Temos muito que comemorar no nosso dia, mas poderíamos estar mais felizes se o prefeito tivesse atendido alguns pleitos que fizemos a ele, como: aumento real no dissídio do começo do ano, concessão de plano de saúde e insalubridade, neste caso os servidores que tem direito precisam ingressar a justiça para poder receber”, comentou Gonçalves, aproveitando a oportunidade para parabenizar todos os servidores de Lauro Müller, que não medem esforços para desempenhar bem as suas funções, contribuindo para o desenvolvimento do município.

Origem do Dia do Servidor Público

O Dia do Servidor Público surgiu através do Conselho Federal do Serviço Público Civil, homenageando a criação das leis que regem os direitos e deveres dos servidores públicos – Decreto Lei nº 1.713, de 28 de Outubro de 1939.

O que motivou a criação da data pelo Conselho, em parte, foi a fundação do Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, em 1938.

Na maioria dos estados e municípios brasileiros, o Dia do Servidor Público é considerado facultativo para os profissionais da área.