Geral

Dias de calor intenso requerem cuidados com animais

Foto: Divulgação/Secom SC/Jaqueline Noceti

Alguns animais de estimação merecem atenção durante os dias quentes e secos neste período do ano. Dicas simples, como ter acesso fácil à água e evitar caminhadas em horários com o sol muito forte, podem ajudar a manter o animal hidratado e saudável no verão. Essas são algumas orientações que a Polícia Militar Ambiental passa à população para proteger os animais.

A primeira situação que os donos devem notar é o comportamento. “Se o animal apresentar alguma diferença no dia a dia, como com uma respiração muito ofegante, pode ser em razão do calor”, explica o major Marledo, da Polícia Militar Ambiental.

Dependendo da pelagem, essa situação pode ser mais intensa. “É sempre bom verificar se as características da pelagem e do animal para analisar uma possível tosa no período mais quente”, disse.

Hidratação

A hidratação é outro fator importante. É recomendada a troca de duas a três vezes por dia da água. Além disso, alguns animais, como os cachorros, necessitam da água para resfriar o corpo. “Os cachorros transpiram pela boca, por isso sempre estão com a língua para fora, essa é a condição do resfriamento dele”, explica. Outra orientação é deixar o líquido sempre disponível e em local acessível.

De acordo com o major, alguns animais, como os gatos, adotam o processo de banho naturalmente. Para os cachorros, é importante diferenciar o banho de limpeza do banho para dias quentes. “Em dias muito quentes, o ideal é lavar o animal sem produtos, apenas para ele se refrescar. Nesses casos, não é recomendado o uso de sabão ou espuma. Esse tipo de produto tira as proteções do pelo”, aponta o major. Ele também sugere que o banho seja dado com água mais gelada.

Atenção durante as caminhadas

Ao sair para caminhar ou levar o animal para passear é importante observar o horário em que será feito. Evitar os períodos em que o sol esteja muito forte e sair, de preferência, pela manhã ou à noite. “As patas em si já têm uma proteção natural, mas o ideal é evitar pisos quentes que retenham calor, como asfalto e cimento. Se for possível, levar os animais em locais com grama ou areia clara que não prejudiquem as patas”, complementa o major.

Dicas para dias quentes com animais de estimação:

  • Trocar a água duas ou três vezes por dia;
  • Tosar o pelo, quando possível;
  • Ao passear, levar uma garrafa de água para hidratar o animal
  • Realizar banhos sem produtos químicos;
  • Evitar pisos quentes, como asfalto e cimento;
  • Fazer passeios somente no início da manhã, final da tarde ou durante a noite.

Com informações Secom SC

Notícias Relacionadas

Feirão Roluza sorteia 11 vale compras em comemoração ao aniversário da loja

A loja está repleta de novidades para atender o movimento de fim do ano, com reposição semanal. Quem comprar na Roluza concorrerá a um carro 0 km.

Teoria, prática e emoção: alunos de Medicina Veterinária do Unibave auxiliam em partos de animais

Nos últimos dias, acadêmicos viveram a experiência de auxiliar na realização de partos de animais - uma cesárea e outro normal.

Domingo de sol e temperaturas de até 38°C

Previsão indica que, o pico dessa onda de calor deverá ocorrer os dias 2 e 3 de janeiro, com a máxima na casa dos 40ºC.

Balneário Godinho comemora aniversário com festa e abertura oficial do Verão 2018/2019

Empreendimento turístico localizado em Lauro Müller é visitado todo o ano por milhares de pessoas, em especial no verão. Grupo musical animará visitantes neste domingo (02) à beira da piscina.