Geral

Direitos da criança e do adolescente serão discutidos em Orleans

Foto: Thaiara Pilon / Comunicação Unibave

Foto: Thaiara Pilon / Comunicação Unibave

Com o intuito de conscientizar a sociedade Orleanense sobre a importância do planejamento das políticas públicas relacionadas à criança e ao adolescente, o Centro Universitário Barriga Verde – Unibave, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA de Orleans, realizará na próxima segunda-feira, 17, até o dia 19, a Semana da Ação Social: Direitos da Criança e do Adolescente no Centro de Vivências da instituição.

Serão três dias de encontros com diversas palestras, apresentações culturais e grupos de trabalho com adolescentes da Escola de Educação Básica Toneza Cascaes e Escola Barriga Verde. Na tarde de terça-feira, ocorrerá o Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Poderão participar do evento adolescentes do município de Orleans, acadêmicos, professores do Ensino Fundamental, Médio e do Ensino Superior, contadores, empresários, bem como representantes de entidades sociais.

A última noite de atividades contará com uma palestra ministrada pelo agente da Receita Federal de Criciúma, Rudimar Mariano, que esclarecerá, passo a passo, o que é e como funciona a doação de parte do Imposto de Renda ao Fundo para Infância e Adolescência – FIA e consequentemente projetos de assistência social para crianças e adolescentes do município.

Segundo o Presidente do CMDCA de Orleans, Eduardo Vieira Antunes, o intuito do evento é dar suporte à aplicação das políticas públicas sociais voltadas as crianças e adolescentes no município por meio de encontros e palestras com variados públicos.

“É de suma importância integrar os adolescentes do município de Orleans no sentido de habituá-los acerca dos seus direitos, bem como levar, também, conhecimento às empresas, contadores, operadores do Direito, entidades, dentre outros, sobre a possibilidade da dedução fiscal em prol do Fundo da Infância e Adolescência –FIA”, explicou Antunes.

Para a coordenadora de extensão do Unibave, Vanessa Isabel Cataneo, é necessária, com a iminência do aumento dos índices de criminalidade e abandono social, a ampliação ao acesso de crianças e adolescentes a fatores de proteção por meio da inserção em programas de extensão universitária. “Programas desse tipo os distanciam de situações de vulnerabilidade e promovem o autoconhecimento e o conhecimento sobre as políticas públicas relacionadas à criança e ao adolescente”, concluiu Vanessa.

Programação Completa:

17/08/2015 (Segunda-feira)

19h30min – Abertura / Apresentação Cultural com a Escola Barriga Verde

20h – Palestra: O que é o Fórum Municipal da Criança e do Adolescente? Quais os objetivos e a sua importância? (Adriana Zomer – Psicóloga)

20h30min – Coffee break

20h45min – Grupos de Trabalho

22h – Encerramento

18/08/2015 (Terça-feira)

13h30min – Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

17h30min – Encerramento

19h30min – Apresentação Cultural com a Banda Sinfônica Unibave

19h45min – Abertura

20h15min – Palestra: Políticas Públicas Relacionadas à Criança e ao Adolescente (Júlia Wendhausen Cavallazzi – Promotora de Justiça da Comarca de Braço do Norte)

19/08/2015 (Quarta-feira)

19h15min – Apresentação Cultural com o PROART

19h30min – Palestra: Aplicação de Projetos Sociais por meio do CMDCA (Mariana Jacques – Secretária Executiva CMDCA de Criciúma)

20h – Palestra: A Importância da Destinação Fiscal para Projetos Sociais (Otavio Nunes Neto – Presidente Bairro da Juventude de Criciúma)

20h30min – Espaço para perguntas

20h45min – Coffee break

21h – Palestra: Passo a passo para a Destinação Fiscal ao FIA (Rudimar Mariano – Agente da Receita Federal de Criciúma)

21h45min – Espaço para perguntas

22h – Encerramento

Local: Centro de Vivências do Unibave – Orleans

Rua Pe. João Leonir Dall’Alba, 601 – B. Murialdo

Colaboração: Thaiara Pilon / Comunicação Unibave