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DNIT finaliza a concretagem do primeiro vão da ponte sobre o Rio Tubarão

Foto: Muriel Albonico/DNIT/SC

Foto: Muriel Albonico/DNIT/SC

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC), finalizou, nesta semana, a concretagem do primeiro vão da ponte sobre o Rio Tubarão. A obra, que faz parte do projeto de ampliação e modernização  da BR-101 Sul, em Santa Catarina, está em construção no Km 337 da rodovia federal, em Tubarão.

O vão foi o primeiro a receber as vigas em julho passado e, desde então, recebeu trabalhos para aplicação do concreto usinado. Diferente da execução de outras pontes e viadutos, a travessia do Rio Tubarão não teve a instalação das lajes pré-moldadas que servem de anteparo para o concreto. Nessa obra, o consórcio Engedal-Cima (EnCi) optou por usar madeira para formatar o caixão e a ferragem.

E mesmo com o tempo chuvoso, os trabalhos prosseguem na parte elevada com a colocação do madeirame no segundo segmento.

A estrutura tem quatro dos nove vãos previstos já executados, todos na margem direita do Rio Tubarão. O consórcio também prepara as últimas vigas para compor o segmento Norte e sobre o leito do rio.

Correnteza atrapalha – Com as constantes chuvas que caem na região Sul catarinense, os trabalhos para conclusão do último conjunto de pilares no leito do rio foram prejudicados nesta semana. A correnteza e o nível das águas estão acima do normal registrado, dificultando a movimentação dos trabalhadores e equipamentos. Com a baixa nas águas, os trabalhos serão normalizados.

O consórcio das empresas Engedal Construtora de Obras Ltda. e Cima Engenharia e Empreendimentos é o responsável pela execução da nova ponte, no traçado antigo da BR-101 Sul sobre o Rio Tubarão. A estrutura está localizada entre os barros Morrotes e Fábio Silva. A estrutura antiga foi removida em novembro de 2014 para abrir espaço ao canteiro de obras e à construção da nova travessia. Quando finalizada, a ponte terá 340,8 metros de comprimento por 12,1 metros de largura, com duas faixas de rolagem, acostamento e guarda rodas (proteções laterais de concreto). A ponte receberá somente o fluxo de veículos do sentido Sul – Norte.

Cuidados – À segurança dos trabalhadores, dos usuários e dos pedestres, foram instalados tapumes para isolar as frentes de obras da nova ponte. A restrição à entrada e a circulação de pessoas não autorizadas acontece em ambos os lados da rodovia SC-390, na margem direita do Rio Tubarão e no lado esquerdo da Rua Cândido Darela.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Núcleo de Comunicação DNIT/SC