Geral

Do básico ao avançado: o caminho para se tornar um Bombeiro Comunitário

2º turma do Curso Básico de Atendimento à Emergência 2017 de Urussanga se formou nesta semana. Curso é necessário para quem busca se tornar um Bombeiro Comunitário. Inscrições para curso avançado iniciam em agosto.

Fotos: Adriano Ghellere/Sul In Foco

O sonho de ser bombeiro, ser voluntário ou adquirir conhecimentos para salvar vidas motivou nesta semana, a formação de mais uma turma do Curso Básico de Atendimento à Emergência – CBAE 2017 do Corpo de Bombeiros de Urussanga. Já são 51 membros da comunidade aptos somente neste ano, a atuarem como agentes de proteção civil e brigadistas voluntários. A solenidade aconteceu no Salão Paroquial da Igreja Matriz com a presença de familiares e amigos. O curso é necessário para quem busca ser Bombeiro Comunitário (veja vídeo ao fim da matéria).

O senhor Enedino Fontanella Goulart é da primeira turma de Bombeiros Comunitários de Urussanga. Depois da sua formatura em 2008, desta vez presenciou a a filha Lauanda de 22 anos, concluindo o CBAE e buscando seguir o exemplo do pai como BC. “É um orgulho pra gente e esperança de que ela possa contribuir ainda mais junto a sociedade. Estou muito orgulhoso com a decisão dela em buscar o voluntariado junto ao Corpo de Bombeiros”, conta Fontanella, morador do bairro Bela Vista.

BC Fontanella e sua filha Lauanda – Foto: Adriano Ghellere/Sul In Foco

O curso visa a capacitação da comunidade para agir em situações de emergência, atuando na primeira resposta, evitando ou minimizando consequências desastrosas. Além disso, trata-se de requisito indispensável à matrícula no CAAE, curso destinado a formação de Bombeiros Comunitários e Brigadistas Particulares, com previsão de início na unidade em meados do mês de setembro.

Entre uma história e outra, surge o senhor Osvaldo Salvador. Mineiro aposentado, o morador do bairro Alphaville em Cocal do Sul, também buscou voluntariado através do curso. “ Ele gosta muito de se envolver com isso. Quer dar continuidade e se tornar um bombeiro comunitário”, relata a esposa Eliane Florêncio Salvador, ao lado das filhas Maria Tereza e Ana Clara.

Recém formado Osvaldo e família – Foto: Adriano Ghellere/Sul In Foco

Foram duas turmas com pessoas das mais diferentes idades. Uma equipe de grande qualidade que vai acrescentar e muito ao serviço avançado de atendimento a emergências do Corpo de Bombeiros de Urussanga”, destaca o coordenador do curso, Soldado Duarte.

[soliloquy id="229670"]

Inscrições iniciam em agosto

As pessoas que já realizaram o Curso Básico de Atendimento à Emergências – CBAE, podem prosseguir e buscar o Curso Avançado de Atendimento à Emergências – CAAE realizando a matricula a partir do mês de agosto deste ano. O curso inicia em setembro.

Inicialmente os inscritos terão 104 horas/aula onde é oferecido o conteúdo teórico e práticas, juntamente com 250 horas de estágio operacional, onde acompanham as guarnições nos atendimentos emergenciais e são avaliados quanto à adaptação.

Mais informações, no telefone do Corpo de Bombeiros de Urussanga pelo: 3403 1420.

Veja vídeo da formatura da 2ª turma do CBAE em Urussanga

Notícias Relacionadas

Apoio ao candidato Vitorassi para eleição da Coorsel se intensifica durante reuniões com associados

Na noite de hoje (16), às 19h30min, os associados da comunidade de São Gabriel são convidados a participarem do encontro com os candidatos, em Treze de Maio.

Pedreiro de cemitério condenado por enriquecimento ilícito e venda casada de serviços em Urussanga

Os fatos aconteceram entre 2010 e 2012, quando o homem era responsável pela gestão do Cemitério Municipal de Urussanga

Colisão frontal deixa dois em estado grave na SC-108, entre Orleans e Urussanga

Um dos motoristas ficou preso às ferragens e teve o carro cortado para ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros.

Confira 7 sugestões de presentes tecnológicos e acessórios de celulares para o Natal

VEJA VÍDEO - Os produtos são bastante procurados pelos clientes e estão disponíveis na LC Celulares de Cocal do Sul e Urussanga.