Saúde

Doação de sangue: içarenses se unem por jovem com leucemia

Foto: Divulgação

A manhã da manicure Liliani da Silva, de 21 anos, moradora da comunidade de Coqueiros, foi bem diferente do habitual. Ela deixou os afazeres do trabalho e, junto de outros colegas, foi até o Hemosc de Criciúma doar sangue pela primeira vez.

A jovem integrou o grupo de 40 içarenses que nesta quinta-feira, Dia Mundial do Doador de Sangue, se dirigiu até a cidade vizinha para realizar o gesto, que pode salvar até quatro vidas. A ação é organizada pelo Núcleo de Apoio a Saúde da Família – Nasf de Içara desde 2013.

Liliani, assim como os demais, destinou sua doação para o jovem Rafael Jorge Vasconcelos, morador da Boa Vista, que descobriu recentemente uma Leucemia Linfoblástica Aguda. “Eu nunca havia doado, mas me dei conta que apesar de ser um gesto tão simples faz toda a diferença na vida dos receptores. Fiquei sabendo da campanha que a família do Rafael estava fazendo e não pensei duas vezes. É muito gratificante poder ajudar os outros”, colocou.

A mãe do adolescente, Ana Paula Jorge, recebeu a notícia com muita alegria. “Nós estamos extremamente emocionados com esta ação. Somos gratos, pois essas doações cobrirão o que nosso filho precisou e ainda salvarão a vida de outras pessoas. Aproveitamos também para agradecer o carinho de toda a comunidade e também da Escola Salette Scotti, onde Rafael estuda, que também se mobilizou para ajudar nossa família”.

“Todos os anos mobilizamos as agentes comunitárias e os profissionais de saúde sobre a importância da conscientização sobre as doações. O próprio Hemosc já veio até nossa cidade realizar as captações. Este ano fomos até lá, e o apoio ao Rafael tornou nosso projeto ainda mais especial”,destacou a educadora física do Nasf, Aline Dutra dos Santos.

Maria Regina Boteon Buttner, responsável pelo setor de captação do Hemosc, ressalta que o Hemocentro necessita de doações durante todo o ano. “Nós precisamos manter um estoque que dê segurança para a população. O junho vermelho foi criado pensando nisso, pois as doações caem em virtude do frio”, explicou.

Colaboração: Tânia Giusti

Foto: Divulgação

Notícias Relacionadas

Casa de Repouso Bom Jesus inaugura oficina recreativa, em Criciúma

Fahece contrata profissionais para atuar no Hemosc de Joinville, Blumenau, Criciúma e Chapecó

As inscrições devem ser realizadas entre os dias 04 e 11 de setembro.

Solidariedade: engajamento da população garante realização da cirurgia de Davi

Campanha Inverno Jovem Solidário arrecada doações, em Orleans

Interessados podem doar roupas, sapatos, cobertores, alimentos etc. Ação é promovida pelo Setor da Juventude da Paróquia Santa Otília.