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Dragagem da lagoa para contrução da Ponte Anita Garibaldi está pronta

O consórcio responsável pelas obras já começou a colocar pilares dentro da lagoa

As obras para construção da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, estão a todo vapor. A dragagem na Lagoa Santo Antônio dos Anjos está concluída e falta cerca de 10% para finalizar a instalação do canteiro de obras. Estes serviços são a primeira etapa antes da ponte propriamente dita.

O canteiro começou a ser montado em junho e a dragagem no mês seguinte. A expectativa de conclusão era de aproximadamente seis meses. “Surgiram alguns imprevistos, mas está dentro do prazo. Estamos satisfeitos e continuamos a perseguir a meta de concluir a ponte em dezembro de 2014”, avalia o engenheiro Avani Aguiar de Sá, supervisor sul do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit).

Os trabalhos para estruturar a travessia também já iniciaram. O consórcio Camargo Corrêa/M. Martins/Construbase começou o estaqueamento dentro da lagoa. “Foram colocados os três primeiros vãos de escoramento para fazer a superestrutura. A empresa está no segundo pilar na água, e tem mais dez fora”, confirma Avani.

A dragagem – executada em um trecho de seis quilômetros da lagoa – foi necessária para possibilitar a trafegabilidade das balsas até os pontos de construção. A Ponte Anita Garibaldi terá 2.815 metros de extensão e será estaiada (suspensa por cabos, constituída de um ou mais mastros, de onde partem cabos de sustentação para os tabuleiros).

Segundo o Jornal Notisul, a obra foi licitada por R$ 597.190.345,20. Até o fim de janeiro, haviam sido investidos R$ 95.719.205,40.

Obras nos lotes 25 e 26

A duplicação da BR-101 no lote 26, entre Capivari de Baixo e Sangão, foi concluída e as pistas liberadas. Mas isso não significa que todo o projeto está finalizado.
Conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit), estão em andamento serviços complementares e de acabamento, inclusive de ruas laterais. Foram construídos no trecho três viadutos duplos e seis viadutos simples. O investimento total foi de R$ 151.495.578,76.

Já no lote 25, entre Itapirubá e Capivari de Baixo, com 22 quilômetros de extensão, a previsão de conclusão é junho deste ano. Até janeiro, foram investidos no trecho R$ 123.715.090,13. Uma ponte e oito viadutos estão concluídos.
Com exceção da passagem inferior de interseção à comunidade do Bananal, as demais PIs estão prontas e liberadas ao tráfego. Cerca de 10% da infraestrutura do local está concluída e 50% da superestrutura.