Geral

Duas cidades de SC estão entre as mais solidárias do país segundo a ONU; saiba quais

Municípios são destaque no atendimento e acolhimento a refugiados e migrantes

Divulgação

Duas cidades catarinenses estão entre as mais solidárias do Brasil. Itajaí, no Litoral Norte, e Chapecó, no Oeste, são destaque no 1º Relatório Cidades Solidárias Brasil, lançado pela ACNUR (Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados) na última segunda-feira (16).

No relatório brasileiro, 27 práticas foram reconhecidas por uma consultoria contratada pelo ACNUR que avaliou, ao longo de cinco meses diversas, iniciativas locais de atenção à população refugiada e migrante.

Em Santa Catarina, o destaque foi o CAI (Centro de Atendimento ao Imigrante), iniciativa de Chapecó. O projeto foi criado em 2021 para promover o acesso a direitos e a inclusão social, cultural e econômica. O serviço tem como foco realizar orientações sobre regularização de documentos e ampliar o acesso a programas sociais e a políticas públicas.

Outra iniciativa de destaque foi o apoio ao acesso à documentação em Itajaí. Com o maior PIB (Produto Interno Bruto) do Estado, a sede da Delegacia de Migrações da Polícia Federal e é responsável pelo registro e documentação de pessoas refugiadas e migrantes de 46 municípios da região do Vale do Itajaí e Litoral Norte.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Criciúma goleia o Guarani de Palhoça por 7 a 0

Expresso Belluno – Maria fumaça volta a operar em Criciúma neste domingo

Os bilhetes custam R$59,00 para crianças entre seis e onze anos e R$119,00 a partir de doze anos, crianças até cinco anos viajando no colo são cortesia

Nível do Guaíba baixa 15 centímetros em 24h, mas água segue tomando ruas de Porto Alegre

Lago estava com 5,12 metros às 06h; é o menor patamar desde sábado (4)

Nova equipe de militares de SC é enviada para o Rio Grande do Sul

Junto com os policiais militares serão enviadas cinco caminhonetes 4x4, quatro embarcações e dois caminhões