Geral

Duas cidades de SC estão entre as mais solidárias do país segundo a ONU; saiba quais

Municípios são destaque no atendimento e acolhimento a refugiados e migrantes

Divulgação

Duas cidades catarinenses estão entre as mais solidárias do Brasil. Itajaí, no Litoral Norte, e Chapecó, no Oeste, são destaque no 1º Relatório Cidades Solidárias Brasil, lançado pela ACNUR (Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados) na última segunda-feira (16).

No relatório brasileiro, 27 práticas foram reconhecidas por uma consultoria contratada pelo ACNUR que avaliou, ao longo de cinco meses diversas, iniciativas locais de atenção à população refugiada e migrante.

Em Santa Catarina, o destaque foi o CAI (Centro de Atendimento ao Imigrante), iniciativa de Chapecó. O projeto foi criado em 2021 para promover o acesso a direitos e a inclusão social, cultural e econômica. O serviço tem como foco realizar orientações sobre regularização de documentos e ampliar o acesso a programas sociais e a políticas públicas.

Outra iniciativa de destaque foi o apoio ao acesso à documentação em Itajaí. Com o maior PIB (Produto Interno Bruto) do Estado, a sede da Delegacia de Migrações da Polícia Federal e é responsável pelo registro e documentação de pessoas refugiadas e migrantes de 46 municípios da região do Vale do Itajaí e Litoral Norte.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Ministério viabiliza reajuste de salário para agentes de saúde

Eles passarão a ganhar R$ 2.424,00

SESI inicia aulas de robótica de alto desempenho em parceria com o município de Criciúma

Cerca de 20 alunos, de 14 escolas municipais, estão participando da oficina

Mulher será indenizada após vestido arrebentar em baile e praticamente deixar ‘seio à mostra’, decide TJSC

Ação foi movida contra loja contratada. Segundo a Justiça, a alça da peça arrebentou e causou constrangimento. A sentença foi divulgada na quinta-feira e cabe recurso.

Noite de confraternização coroa o sucesso da primeira turma do PGVE realizado pela ACIO

Capacitação proporcionou o conhecimento necessário para 50 empreendedores alavancarem os resultados dos seus negócios.