Segurança

Duas novas motocicletas para a Polícia Militar

Ainda que a segurança pública seja de competência do Estado, a Administração Municipal não pode ignorar que os índices de criminalidade estão aumentando. O prefeito, Márcio Búrigo, tem feito parcerias diversas com os órgãos responsáveis pela segurança no município. Na manhã dessa segunda-feira (21), o Governo de Criciúma entregou duas novas motocicletas para o 9º Batalhão de Polícia Militar de Criciúma. As viaturas vão contribuir com os trabalhos dos policiais que atuam na Ronda Ostensiva – Rocam, realizada em diversos pontos do município no intuito de coibir a criminalidade.

As novas viaturas foram adquiridas por meio de convênio firmado entre Prefeitura de Criciúma e corporação, elas serão utilizadas na prevenção e repressão à criminalidade no município. “É mais um ato do Governo Municipal voltado à segurança pública. Nossa relação com a Polícia Militar é estreita, buscamos sempre ações conjuntam que voltem em benefícios ao cidadão criciumense. Atualmente é a mais forte reivindicação da sociedade, todos clamam por segurança, precisamos dar respostas eficientes. As novas viaturas representam, acima de tudo, melhores condições de trabalho para os oficiais que atuam diretamente na repressão de ações criminosas em nossa cidade”, destaca o prefeito, Márcio Búrigo.

Além das motocicletas, outros convênios já foram firmados entre a Prefeitura e PM, já estão sendo instaladas 100 novas câmeras de segurança em várias regiões da cidade, investimentos estes que são buscam a prevenção da criminalidade.

De acordo com o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel, Evandro Fraga, as motocicletas são instrumentos imprescindíveis para agilizar operações em locais de difícil acesso, bem como reduzir o tempo de ação em determinadas circunstâncias, como por exemplo, perseguições a suspeitos. “A Administração Municipal é um parceira incansável de nosso trabalho. Essas duas viaturas farão a diferença no patrulhamento. Diariamente, entre as rondas efetuadas pela Polícia Militar, efetuamos diversas prisões e apreensões, boa parte delas como motocicleta. Esse tipo de veículo garante agilidade ao enfrentamento à criminalidade. A melhor maneira para combater o crime é o reforço ao policiamento e as ferramentas de trabalho, além de treinamentos e estratégias para atuação”, enfatiza o comandante.

Associação da PM recebe terreno

Ao mesmo tempo em que os policiais militares vibravam pelas duas novas viaturas, a Associação dos Militares e Amigos do 9º Batalhão – AMAM, também comemoraram. O prefeito municipal assinou um Termo de Cessão de Uso de um terreno, nas proximidades do Batalhão da PM, para que a Associação construa sua sede própria.

Com isso, a Associação da PM, cria uma precedência importante para a participação da sociedade nas atividades desenvolvidas pela instituição. “A partir de agora a PM terá condições de construir uma sede própria para instalar sua associação. O espaço será usado para momentos de lazer. Fazemos os convênios com a PM por um único o propósito a relação direta e o bem-estar do cidadão”, ressalta Márcio.

Conforme o presidente da associação, Adailton Rodrigues Medeiros, a construção da sede própria visa um melhor atendimento aos policiais e seus familiares. “Queremos proporcionar um espaço adequado, que atenda as nossas necessidades para reuniões e outros encontros. Nossa associação existe há três anos, mas até a presente data, não tínhamos um local para nos instalarmos. Já temos o terreno, nosso próximo passo é ir atrás de um arquiteto para que o mais rápido possível possamos começar a levantar nossa sede própria. Nossa associação não tem fins lucrativos, nosso interesse é cultura, lazer e esporte. Estamos muito felizes e agradecidos ao prefeito por nos proporcionar este momento, que há muito tempo era esperado”, comenta Medeiros.

Colaboração: Milena dos Santos

[soliloquy id=”148210″]