Geral

Em junho, o maior prédio de saúde do Sul do Brasil em Criciúma

Primeira etapa do Santa Vita Saúde Center, com nove andares de garagem, será entregue em 2021.

Foto: Divulgação

Sairá do papel a partir do dia 3 de junho o maior empreendimento de saúde do Sul do Brasil e maior prédio construído em blocos de Santa Catarina. O endereço do imóvel de 131 mil metros quadrados e 31 andares é Criciúma. E é com um esforço de empresários da região que o Santa Vita Saúde Center será entregue 100% pronto no ano de 2024.

O lançamento oficial do empreendimento para a imprensa foi realizado ontem, no escritório Santa Vita, que fica poucos metros distante do local onde o prédio será erguido. Hoje, em um evento exclusivo para corretores de imóveis, ocorrerá o marco do início das vendas das operações. “Apesar de que já temos cinco andares pré-reservados. Sendo que são 26 salas em cada andar”, comenta Edilando de Moraes, um dos sócios do projeto.

Curso de medicina

A intenção dos idealizadores é de que o local agregue todos os serviços de saúde, como consultórios médicos, laboratórios, clínicas e demais facilidades para os pacientes. Além disso, o Santa Vita também contará com uma praça de alimentação com 12 restaurantes, agência lotérica, agência dos Correios, cooperativa de crédito, plano de saúde e outras funcionalidades.

“Alguns brincam que estamos construindo o shopping da saúde, mas é isso mesmo que nós queremos, que as pessoas da comunidade possam utilizar todo essa espaço para muitas soluções, que elas não precisem se deslocar mais”, relata Moraes.

“E estamos em negociação, mas ainda não está fechado, por isso não posso dar mais detalhes, mas estamos nas tratativas para trazer para dentro do Santa Vita uma faculdade de saúde, um curso de Medicina”, revela o sócio.

Estacionamento com 1,5 mil vagas

Dos 31 andares do imóvel, nove serão dedicados para vagas de estacionamento. São aproximadamente 1,5 mil vagas, das quais, 900 serão rotativas. “E nós temos o compromisso de que daqui cinco, 50, 82 anos essas vagas continuarão rotativas”, garante Moraes.

“Hoje o grande problema é que nenhum centro de saúde da redondeza se preocupou com vagas para os clientes, apenas para os donos de salas, e essa região se tornou a pior para estacionar em Criciúma. Daqui a 10 anos já existe estudo que aponta que esses terrenos baldios onde estão rotativos não existirão mais. Por isso a nossa preocupação com as vagas”, pontua.

Mas, até que a primeira etapa do prédio – que compreende garagem e praça elevada – fique pronta, transtornos devem ser registrados nas ruas do entorno. Isso porque o imóvel será levantado onde hoje funciona o estacionamento rotativo ao lado do Hospital São José. E as vagas do próprio hospital também não poderão mais ser utilizadas em breve, já que a unidade hospitalar também construirá um empreendimento de 22 mil metros quadrados no espaço em que pacientes e funcionários deixam seus carros.

“São 300 vagas do estacionamento e mais 100 vagas do hospital que deixarão de existir nesse período, nós sabemos que vai ser um caos, porque esse é o pior local para estacionar”, afirma Moraes.

“A gente sabe que vai ter problema, mas temos que lembrar que para termos as melhorias é necessário também abrir mão. Depois, toda a comunidade será beneficiada com os empreendimentos”, pondera a Irmã Isolene Lofi, diretora geral do hospital.

Ligação com o São José

O Hospital São José é um dos sócios do Santa Vita e terá dois andares exclusivos para as suas operações. E serão construídas, ainda, duas passarelas climatizadas que ligarão a unidade hospitalar ao centro de saúde.

“Uma passarela será para os médicos e demais profissionais e a outra será para o público em geral. Achamos que esse seria um presente para Criciúma e também uma passagem importante para garantir a segurança, porque tem uma movimentação muito grande de trânsito ali”, comenta Moraes.

Com informações do site 4oito

Notícias Relacionadas

Secretaria de Saúde de Criciúma reforça chamado de gestantes, puérperas e crianças para vacinação contra influenza

Agentes Comunitários de Saúde visitarão as residências para monitoramento e intensificação de informações por causa da baixa adesão à campanha nacional

Justiça confirma resultado de licitação que gerou economia de R$ 12 milhões pela Saúde do Estado

A licitação foi realizada pela Secretaria da Saúde para fornecimento de ventilação domiciliar e tratamento de oxigenoterapia a pacientes catarinenses.

Secretaria de Saúde de Criciúma fará ação de conscientização contra o Aedes Aegypti

Ação ocorrerá neste sábado (15) nos bairros Próspera e Nossa Senhora da Salete

Alto número de faltas em consultas e exames prejudica pacientes da saúde de Siderópolis

As ausências comprometem a capacidade de marcação de consultas de uma Unidade Básica de Saúde.