Geral

Em visita ao Sul Eduardo Moreira assina liberação de recursos para o HSJ

Governador em exercício de Santa Catarina assinou o termo de compromisso para a liberação de RS 9,3 milhões

Foto: Lucas Mendes/Clicatribuna

Foto: Lucas Mendes/Clicatribuna

O governador em exercício de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, esteve em Criciúma durante esta sexta-feira. Um dos locais visitados por Moreira foi o Hospital São José, onde assinou o termo de compromisso para a liberação de RS 9,3 milhões para a segunda e terceira etapas das obras de reforma e ampliação da instituição. Na primeira etapa, o repasse foi de R$ 3 milhões. Conforme matéria do Portal Engeplus, acompanhado por diversas autoridades, ele ainda conheceu todo o projeto, que foi apresentado pela diretora geral do hospital, Irmã Cecília Martinello.

Irmã Cecília fez questão de mostrar ao governador em exercício onde serão aplicados os recursos e apresentou como as obras ficarão quando estiverem concluídas. O projeto, que já está em execução, prevê uma área de 4,648 mil metros quadrados de construção. Ao todo serão construídos oito salas cirúrgicas, 20 leitos de UTI, 35 leitos clínicos, nova central de materiais esterilizados e um novo espaço para métodos gráficos. “Nossa missão é prestar assistência hospitalar à todos com excelência, e é isso que almejamos todos os dias. Com as reformas concluídas, poderemos atender melhor e mais rápido as pessoas, além de aumentar a qualidade nos serviços prestados. Ampliações e reformas como a que esta acontecendo no hospital nos mostra que estamos seguindo em frente", destaca a diretora.

O secretário-adjunto de saúde de Santa Catarina, Acélio Casagrande, ressaltou que, com as obras que estão sendo realizadas nos hospitais da região, não serão mais necessárias transferências de pacientes para outras regiões. “São 10 leitos de UTI em Tubarão, 10 em Araranguá e 20 leitos em Criciúma. Com essas obras as pessoas poderão ser atendidas na sua região e não precisarão mais serem transferidas para outros lugares. Por isso eu digo que essa é uma obra para o sul do Estado e não apenas para Criciúma, que será referência em atendimentos”, ressalta Casagrande. Ele ainda destacou que o hospital passará a ter condições de realizar transplante renal.

Casagrande ainda surpreendeu a todos ao anunciar o repasse de mais R$ 1,5 milhão para a entidade. “Esse dinheiro já está na conta da prefeitura de Criciúma, que irá fazer o repasse para o Hospital São José”, declara o secretário.

Para Eduardo Moreira, esta é apenas mais uma etapa da parceria entre Governo do estado e o Hospital São José. “Prometi há alguns dias que voltaria à cidade para firmar o compromisso com o hospital e hoje estou aqui assinando o documento. Espero que com esta obra nós consigamos minimizar o risco à população, já que são áreas fundamentais. O atendimento deverá se tornar mais eficiente e com mais qualidade”, salienta Moreira, demonstrando estar feliz por reencontrar amigos na instituição onde trabalhou antes de ingressar na carreira política.

Pedido para Oncologia

Irmã Cecília aproveitou a assinatura do termo de compromisso para fazer mais um pedido à Eduardo Moreira. “Quero aproveitar para pedir mais uma vez o apoio do Governo e de todos que podem ajudar para a construção de uma ala oncológica. Há espaço para construir o edifício, mas não há dinheiro. Esse é um pedido urgente da sociedade”, pede a diretora do hospital.

Segundo ela, surgem de 40 a 50 novos casos da doença por mês e na instituição já não há mais espaço para abrigar essas pessoas. “Conheço uma família que tem dois filhos e todos dois estão com câncer”, fala Irmã Cecília ao governador.

Moreira respondeu que irá analisar o pedido de Irmã Cecília.