Geral

Emoção marca cerimônia de doação do terreno da prefeitura para a Apae de Orleans

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, de Orleans, intitulada Escola Lar da Esperança, foi beneficiada pela Prefeitura com a doação de um terreno com aproximadamente mil metros quadrados. O local está localizado aos fundos da sede da entidade, na Rua Expedicionário Venceslau Spancerski, no Bairro Barro Vermelho.

A entrega oficial do terreno foi realizada nesta segunda-feira (24), na APAE, e contou com a presença do prefeito Marco Antonio Bertoncini Cascaes, do conselheiro fiscal da Federação das Apaes de Santa Catarina – Feapaes/SC, Luiz Sidney Citadin, secretários municipais, além de alunos e funcionários da instituição. Danças, teatro e homenagens proporcionaram sorrisos e emoções a todo público presente.

A doação do terreno é um sonho antigo, há mais de 10 anos almejou-se isso. “É um sonho realizado para todos que conhecem e vivem a história da APAE. Este local vai proporcionar uma mudança muito importante na sede. Além da ampliação, muitas readaptações serão realizadas, mais de 80% da estrutura física já existente passará por modificações”, afirma o presidente.

Com a oficialização da doação, a próxima semana será movimentada na APAE. O projeto de ampliação será o próximo passo dado pela diretoria. Em um espaço de 400 metros quadrados, será construída uma garagem para os veículos de passeio e transporte de alunos, um refeitório, um mini ginásio, uma sala multiuso, uma varanda e um jardim sensorial.

As salas de fisioterapia e fonoaudiologia também ganharão novo local. “Isso tudo pensando em nossos alunos e na equipe de trabalho. Ter um local de qualidade é essencial. Temos alunos cadeirantes e a estrutura física deve ser projetada pensando na necessidade de cada um”, pontua Lourenço.

O prefeito elogiou os serviços prestados pela APAE no município. “Não tenho dúvida em dizer que a APAE é referência em todo o Estado. Essa entidade está em boas mãos e merece todo nosso respeito e admiração. A doação do terreno é algo superficial, tendo em vista o benefício que ele trará para todos que utilizam os serviços oferecidos pela APAE”, destacou o prefeito.

Atualmente, a Escola Lar da Esperança é referência no estado atende 87 alunos e conta com 35 funcionários, prestando atendimentos nas áreas de educação, saúde e assistência social. A mãe do aluno Nícolas, de 3 anos, Betina Kepler Schorn, realizou um discurso que emocionou a todos os presentes. Para ela, contar com os serviços prestados pela instituição de forma gratuita é um privilégio.

“Nós nos mudamos para Orleans no início de 2013 e logo o Nícolas começou a frequentar a APAE e receber muito estímulo, encorajamento e atendimento personalizado, dentro de sua necessidade específica. Nosso atendimento é gratuito, nunca foi cobrado, mas essa não é uma realidade em todas as Apaes”, disse ela. “Somos privilegiados por termos à disposição de nossos filhos uma escola que presta atendimento de altíssima qualidade, realizado por pessoas competentes e respeitosas, por gente engajada na missão de fazer essas pessoas felizes”, completou.

Para finalizar a cerimônia, os alunos realizaram uma dramatização intitulada de “A morte e ressurreição do boi”, do projeto folclórico, que resgatou costumes, lendas, provérbios e manifestações artísticas.

Colaboração: Ariel Rodrigues / Comunicação Prefeitura de Orleans

[soliloquy id=”142376″]