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Empresa que irá construir pistas complementares em Laguna será definida em breve

A licitação foi retomada e a abertura das propostas está agendada para o dia 12 do próximo mês

O processo que visa contratar a empresa ou o consórcio que irá duplicar e restaurar os acessos à Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, na BR-101, foi retomado. O despacho decisório de prosseguimento foi assinado pelo presidente da Comissão Especial de Licitação do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit), Luiz Guilherme Rodrigues de Niello, um mês e meio após a suspensão da licitação.

A abertura das propostas foi agendada para o dia 12 de março, às 9h30min, na sede da coordenação geral de cadastro e licitações do Dnit, em Brasília. “Foram tomadas as providências necessárias para o atendimento das solicitações da equipe de auditoria do Tribunal de Contas da União”, confirma o documento.

O TCU pediu a mudança da Distância Média de Transporte (DMT) do material de jazida, a forma de execução da barreira de segurança dupla e o quantitativo dos serviços de CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente), base e sub-base. Antes da suspensão, em 18 de dezembro do ano passado, a abertura das propostas havia sido adiada por duas vezes.

A obra será executada em um trecho de 5,1 quilômetros, na região do acesso principal a Laguna. O preço pelo qual a obra será contratada não foi divulgado. O prazo de conclusão é de 510 dias consecutivos a partir da expedição da ordem de serviço.

A licitação das pistas complementares é feita pela modalidade de Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que prevê que a primeira classificada seja conhecida no dia da abertura das propostas. Caso não haja apresentações de recursos, o resultado do vencedor sai em poucos dias.

Serviços no lote 25 terão continuidade após o Carnaval

Enquanto isso, os serviços no lote 25, entre Capivari de Baixo e Laguna, seguem parados. Os trabalhadores da Setep, empresa terceirizada pelo consórcio Araguaia/Blokos/Emparsanco para dar continuidade à duplicação no trecho, entraram em férias coletivas antes do Natal e não mais retornaram.

Gestores do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit) informaram que em janeiro e início de fevereiro, as obras estão voltadas à conservação do trecho. A garantia é que novas frentes de trabalho começarão após o Carnaval, incluindo o início das construção do viaduto na comunidade do Bananal, que ligará a rodovia à Ponte Anita Garibaldi, sobre a lagoa de Cabeçuda.

Surgiram rumores de que a ausência de operários é resultado da falta de pagamento. Porém, nem a Setep, nem o Dnit confirma esta informação.

Até dezembro, o Dnit repassou R$ 123.729.988,97 ao consórcio. Além do viaduto no Bananal, ainda falta executar no lote serviços complementares como calçadas, meio-fios e ruas laterais. Conforme o Dnit, “a ponte antiga sobre o Rio Capivari não está incluída nos serviços de reforço e alargamento das obras de duplicação, mas continua com serviços de manutenção e conservação, garantindo assim as condições de trafegabilidade”.

Consórcio que construirá o túnel começa a preparação

As empresas J.Dantas/Novatecna, que formam o consórcio responsável pelas obras de perfuração do túnel do Morro do Formigão, em Tubarão, começam esta semana a preparar o local onde será montado o canteiro de obras. A área fica próxima ao morro, às margens da BR-101, no sentido norte.

O canteiro terá uma dez mil metros quadrados, capacidade para até 200 trabalhadores e deve ficar pronto em até 60 dias. O prazo para conclusão do túnel é abril de 2015.

O recrutamento de alguns profissionais já iniciou. As vagas são para as áreas administrativas e operárias, e os interessados podem enviar o currículo para o email alexandre.cardoso@aterpa.com.br