Geral

Empresários debatem fortalecimento de ferrovias e NR-12

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Associação Empresarial de Içara sediou ontem (16), reunião com presidentes de associações empresariais – ACIs da região do Extremo-Sul catarinense.

Assuntos como o fortalecimento do transporte por ferrovias em Santa Catarina e questões envolvendo a Norma Regulamentadora NR-12, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que ampliou em 300 os itens de exigências a respeito da segurança no trabalho, foram debatidos durante a reunião.

De acordo com o empresário Ubirajara Pickler, o Bira, que representou a Associação Comercial e Industrial de Orleans (Acio), a pauta do encontro já vem sendo debatida há alguns encontros e é uma das mais importantes dos últimos tempos. “São dois temas que precisam da atenção da classe empresarial. A questão do fortalecimento das ferrovias em nosso Estado é uma necessidade. É preciso que o governo invista neste setor para o desenvolvimento de Santa Catarina, pois é uma forma de transporte mais barata e segura, se comparada ao rodoviário. Já a mudança na NR-12 está trazendo muita dor de cabeça para muitos empresários, pois suas exigências acabam inviabilizando a continuidade de muitas empresas, que se forem atender a norma irão falir. Algo precisa ser feito urgentemente, já que o prazo de adequação é junho deste ano. Do contrário teremos demissões em massa e uma crise social em todo país”, alerta Pickler.

Um novo encontro para dar continuidade ao debate vai acontecer no próximo dia 23 de março, também em Içara. Os empresários devem convidar deputados federais da região para participar da reunião, para que possam levar as reivindicações da classe ao Ministério do Trabalho e Emprego.