Saúde

Empresas devem regularizar eSocial para evitar multas do governo federal em relação à Segurança e Saúde no Trabalho

Foto: Divulgação

O eSocial é um sistema implantado por iniciativa da Receita Federal, Caixa Econômica, INSS e Ministério do Trabalho e que faz parte de um projeto que busca modernizar vários processos envolvendo obrigações fiscais e, assim, reduzir a burocracia que limita o setor empresarial brasileiro.

A busca por clínicas especializadas é uma alternativa para garantir a conformidade com as exigências legais. A MTAV Medicina e Segurança do Trabalho atua no ramo de medicina ocupacional e engenharia de segurança do trabalho, tem seus serviços focados em promover a saúde de forma completa, principalmente no que tange a saúde do trabalhador.

Com unidades em Braço do Norte, São Ludgero, Lauro Müller e Orleans, a MTAV Clínica Médica Ocupacional, oferece serviços e promove cursos com foco na prevenção da saúde e redução dos riscos de processos trabalhistas.

Responsabilidades do médico do trabalho

O médico do trabalho realiza consultas, trata os pacientes, implementa ações de prevenção de doenças, além de ajudar na prevenção de doenças que podem ocorrer no ambiente de trabalho. O foco principal da medicina do trabalho é cuidar da saúde do funcionário, por meio da realização de exames ocupacionais e monitoramento da saúde do trabalhador. O médico do trabalho deve possuir o RQE (Registro de Qualificação de Especialidade) e o CRM, código no Conselho Regional de Medicina, que o permite atuar na medicina e se responsabilizar por programas de saúde ocupacional, como o PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.

O que são os eventos do eSocial

O eSocial é um sistema de escrituração digital que visa unificar as informações trabalhistas e previdenciárias que uma empresa deve prestar ao Governo Federal. Ao invés de enviar as informações separadamente, por meio de diversos documentos, hoje tudo é enviado através do eSocial por meio de eventos.

Quando um funcionário é admitido em uma empresa, ele precisa fazer um exame admissional para comprovar que está apto para efetuar as atividades do cargo. Este exame é chamado de ASO – Atestado de Saúde Ocupacional e é obrigatório em todas as empresas. Quem já trabalhou de carteira assinada com certeza já fez este exame, que é realizado em uma clínica de medicina do trabalho. A empresa, através da contabilidade, registra este funcionário e ele pode dar início às atividades laborais de acordo com o combinado.

Contudo, este processo não basta. A Receita Federal precisa saber que a empresa está contratando este novo funcionário, e esta empresa deve informar, através do eSocial, a nova contratação. E além da contratação, deve informar que este funcionário realizou um ASO admissional.

A contabilidade da empresa informa, através de um evento, a contratação deste funcionário. O eSocial recebe esta informação e, pela lógica do processo, aguarda receber o próximo evento informando sobre o ASO admissional: o evento S-2220. Quem envia o evento S-2220 não costuma ser a contabilidade, mas sim a clínica que realizou o exame admissional. Este processo depende da organização entre a empresa, a clínica e a contabilidade. O ideal é a contabilidade enviar os eventos contábeis e a clínica/assessoria enviar os eventos de SST.

Vale ressaltar neste exemplo que o ASO em si não é enviado, apenas informações presentes no atestado, que são compiladas em um arquivo do tipo XML.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Ao todo, são três eventos de SST: S-2210, S-2220 e S-2240.

O evento S-2210 é utilizado para o envio da CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho – pelo empregador/tomador de mão-de-obra. As empresas obrigadas a este evento devem informar ao eSocial sempre que houver um acidente ou doença de trabalho.

O evento S-2220 (Monitoramento da Saúde do Trabalhador) é referente às informações do ASO – Atestado de Saúde Ocupacional – do trabalhador, como explicado anteriormente.

O evento S-2240 (Condições Ambientais do Trabalho – Agentes Nocivos) é referente aos agentes nocivos (previdenciários) presentes nas atividades do trabalhador. As informações enviadas são baseadas no LTCAT.

Quando devo enviar os eventos

S-2210: sempre que houver acidentes/doenças do trabalho, mesmo que não gere afastamento.
S-2220: admissão ou qualquer ASO com exame clínico.
S-2240: carga inicial, admissão ou alteração nos fatores ambientais do cargo.
Técnicos, engenheiros e médicos do trabalho possuem uma grande responsabilidade não só com a saúde, mas também com o funcionamento do mercado. Já parou para pensar que o mercado só funciona por causa deles? Por trás de cada contratação e cada trabalhador brasileiro, existe um profissional de saúde e segurança e um médico que atende a empresa, garantindo o exercício da atividade.

Principais documentos, programas e laudos

PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos (NR 01)

Principal documento do gerenciamento de riscos ocupacionais, com inventário de riscos e plano de ação. No programa são contemplados todos os tipos de riscos presentes nas atividades dos trabalhadores, com as devidas medidas de controle.

ASO – Atestado de Saúde Ocupacional (NR 07)

Para cada exame clínico ocupacional realizado, o médico emitirá um ASO, que deve ser disponibilizado ao empregado. O ASO pode ser admissional, periódico, demissional, de retorno ao trabalho ou de mudança de risco ocupacional.

PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (NR 07)

O programa deve ser elaborado de acordo com os riscos identificados no PGR, contendo o planejamento de exames médicos clínicos (ASO) necessários, médico responsável e relatório atualizado anualmente.

PGRTR – Programa de Gerenciamento de Riscos do Trabalho Rural (NR 31)

É o PGR do trabalho rural. Os documentos base são os mesmos: inventário de riscos e plano de ação. Porém com as especificidades e cuidados do trabalho rural, descritas na NR 31.

LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho (Legislação Previdenciária)

A principal finalidade do LTCAT é atestar as condições de trabalho que justificam o direito ao empregado segurado de receber a aposentadoria especial. É um laudo técnico elaborado para atestar que o trabalhador desempenha suas atividades laborais exposto à possíveis agravos à saúde.

Laudo de Insalubridade (NR 15)

Este laudo vai garantir que o empregado receba o seu adicional de insalubridade, por meio da comprovação de atividades insalubres.

Laudo de Periculosidade (NR 16)

Através do laudo de periculosidade se confirma a exposição a atividades e operações perigosas, possibilitando ao trabalhador receber o adicional de periculosidade.

OS – Ordem de Serviço

É uma declaração obrigatória expedida pelo empregador, cujo propósito é guiar os empregados, quanto a precauções referentes a acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais. A Ordem de Serviço deve ser emitida por função, de acordo com as atividades exercidas.

Notícias Relacionadas

Pescadores capturam mais de 780 mil tainhas na modalidade arrasto de praia

Corpo de homem é encontrado boiando em rio em Treze de Maio

Apesar de esforços, morre baleia encalhada em Jaguaruna

Homem leva tiros nas costas após confusão intensa ao sair de casa noturna em Turvo

Confusão provoca uma tentativa de homicídio em Turvo e deixa homem ferido com balas nas costas