Cultura

Encontro reúne gaiteiros e violeiros em Sombrio

O município de Sombrio realizou no último sábado, 12, o primeiro encontro de gaiteiros e violeiros, através da Secretaria de Cultura, no pátio da casa do Tio Lino (Rua João Reitz, às margens do Rio). A Casa da Cultura e a Câmara de Vereadores entregaram um certificado aos participantes e ainda sortearam brindes. O Prefeito Zênio Cardoso (PMDB) e o vice-prefeito Valmir Daminelli (PPS) foram prestigiar o evento.

De acordo com a Diretora de Cultura Rosângela Garcia Margute o encontro abriu espaço para os gaiteiros, violeiros e cantores de várias idades. A intenção foi valorizar os artistas e também a cultura. “É um encontro que resgata toda a tradição do município. Os gaiteiros e os violeiros nos trazem momentos de alegria, recordações, além disso é um momento de integração para todos”, afirmou.

Lino Manoel da Silva, mais conhecido como Tio Lino toca violão e canta há 47 anos. Ele aprendeu quando tinha 23 anos a tocar violão com o sobrinho. Hoje aos 70 anos mostra que ainda não perdeu o ritmo. “Já fiz muito show aqui na região, toquei para muita gente e sempre gostei da música. Minha primeira dupla foi Pardal e Pardalzinho, na Maristela de Torres”, disse.

Outro destaque do município é o cantor e violeiro Darci Rodrigues Leandro que toca violão há 35 anos e aprendeu tudo sozinho, pois a vontade de tocar era muito grande. “Na época era difícil achar alguém que ensinava. O único professor que eu tinha era meu pai que às vezes tocava, então eu fui aprendendo um pouco com ele”, comentou. Hoje um pouco do que sabe ele repassa para os filhos.

Darci participa também do grupo Açor Sul de Sombrio que é referência no Estado por ser um dos únicos divulgadores da cultura portuguesa no Brasil. Através da dança e da música, eles levam por onde passam um pouco desta tradição.

Para o prefeito Zênio Cardoso (PMDB) promover um evento como este é resgatar um pouco da cultura de Sombrio. “Temos aqui neste evento pessoas que fazem parte da história de Sombrio. Quero registrar o meu agradecimento aos gaiteiros, violeiros e a comunidade que prestigiou o evento. Além da confraternização, o encontro teve o objetivo de resgatar e valorizar a tradição, através da música”, afirmou.

Ao todo foram 14 inscritos que demonstraram um pouco de seu talento. Além da música tradicional que envolveu todos os que estavam presentes o evento foi acompanhado por um delicioso almoço típico.

A Diretora de Cultura Rosângela Margute aproveitou o momento para agradecer o jovem talentoso João Pedro que fez o desenho que foi impresso no convite e no certificado de forma gratuita.

Estiveram presentes no encontro o prefeito Zênio Cardoso (PMDB), o vice-prefeito Valmir Daminelli (PPS), a Diretora de Cultura Rosângela Margute, o Diretor de Turismo Ricardo Ayres, o Secretário de Obras Carlos Gomes, o Engenheiro Civil Ramon Bitencourt, o vereador Nego Gomes, o vereador Daniel Palito, e a comunidade.

Colaboração: Ana Acordi

[soliloquy id=”146976″]