Geral

Entregue Plano de Gerenciamento de Recursos da Bacia do Rio Araranguá

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foi entregue oficialmente pela secretaria do desenvolvimento Econômico e Sustentável do estado nessa terça feira (8), na Câmara de Vereadores de Araranguá, o Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá. Com a presença de autoridades, e membros do Comitê, o evento foi bastante prestigiado pelo sua importância no futuro do gerenciamento dos recursos hídricos da região. “Tudo na vida tem que ter um plano, se não, não se chega a lugar nenhum. O uso da água é nosso bem maior, então devemos ter um plano para que tenhamos sempre água em quantidade e qualidade” ressaltou Salézio Nolla – membro do Comitê, representante do COMDEMA, de Criciúma e neste ato representando o prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo.

Conforme secretário adjunto de desenvolvimento econômico do Estado Marco Aurélio Dutra, a importância principal deste plano é a melhoria do aproveitamento de nossa água, e a secretaria de estado firma o compromisso de estar junto com o comitê na prática, conforme estudo e ações determinadas no plano, para que a nossa riqueza natural, seja ainda mais aproveitada.

O plano foi discutido em assembleia durante cerca de dois anos, pelos membros  e comunidade e foi elaborado pela empresa Profil, de Porto Alegre. “Durante a elaboração do plano, muito foi discutido para que o plano fosse o melhor possível, e de melhor aproveitamento, para que não atendesse os interesses de apenas alguns, e sim um plano que refletisse  a vontade e necessidade de toda a sociedade.” disse o presidente do Comitê Araranguá – Davide Tomazi Tomaz.

Os 16 municípios que compõem a bacia hidrográfica do Rio Araranguá contam, a partir de hoje, com importante instrumento de gestão dos recursos hídricos. O documento original, com quase duas mil páginas, foi construído durante os últimos dois anos e recebeu investimentos do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, por meio da Diretoria de Recursos Hídricos. A partir de agora, a execução será trabalhada pelo comitê, junto aos municípios, a sociedade e grupos envolvidos.