Geral

Entulhos nas calçadas e mato em terrenos baldios incomodam moradores

Foto: Rangel Quaglioto

Foto: Rangel Quaglioto

Alguns problemas vêm sendo enfrentados, principalmente aos pedestres que utilizam as calçadas na cidade de Orleans. Entulhos e materiais de construção estão sendo colocados nas calçadas impedindo o trafego de pessoas e colocando em risco a segurança dos pedestres.

Os casos de entulhos acontecem normalmente proximo a obras e construções em que restos de materiais descartados como madeiras, tijolos, sacos de cimento e todo o tipo de resto de material de construção é depositado de forma irregular.

Muitas reclamações de pessoas chegam a órgãos públicos e imprensa. O Secretário de Obras, Udir Luiz Pavei, o Dija, afirma que não é obrigação da prefeitura recolher estes materiais. “Quando é colocado esse tipo de material junto ao lixo normal, nosso pessoal não recolhe. Até porque lixo é diferente de entulho. Está havendo uma falta de informação, não está havendo respeito, simplesmente jogam na calçada ou em um terreno e acham que é uma obrigação da prefeitura, não, estão enganados”, explica.

Na cidade de Orleans existe uma empresa que faz o recolhimento destes materiais dando o destino correto. “Temos uma empresa especializada aqui em nossa cidade e que disponibiliza caçambas para locar e acomodar este tipo de entulho, assim de forma organizada e legal”, ressalta o secretario.

Mato toma conta de terrenos baldios

Alguns terrenos, principalmente na zona central, vêm incomodando e preocupando moradores da Cidade das Colinas. Proprietários abandonam e deixam o mato tomar conta destes espaços. As preocupações alem da estética municipal é com relação à chegada do verão e o acumulo de mosquitos e até mesmo proliferação de animais peçonhentos. “Alguns proprietários estão sendo notificados, inicialmente a prefeitura coloca uma plaquinha, alertando. Estamos orientando para que façam a limpezas destes lotes para que não sejam multados no futuro”, completa Pavei.

Outro fator levantado é o uso de vias públicas como deposito de material de construção, sem nenhuma autorização ou preocupação com a segurança de quem trafega pelas vias públicas da cidade de Orleans.

Um caso chamou a atenção na semana que passou em que uma equipe do Samae precisou deslocar vários homens e maquinário pesado para efetuar a troca de uma de tubulação devido a um rompimento causado pelo acumulo de entulho, irregular, sobre o sistema de esgoto de diversos edifícios da zona central. “Houve uma obstrução na tubulação devido à chuva e também o excesso de entulho acumulado naquele local que entupiu o esgoto. Tivemos que usar um caminhão hidrojateador e ficar com trabalhadores durante dois dias no local”, lamentou o presidente do Samae de Orleans, Antonio Willeman.

Para mais informações sobre como, onde e de que forma proceder para dar o destino final ao seu entulho, basta ligar para a Secretaria de Obras no telefone 3466 1935 e sanar todas as duvidas.

Colaboração: Rangel Quaglioto/Rádio Guarujá