Geral

Epagri lança “Macarrão de Milho” sem glúten

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Um macarrão feito à base de farinha de milho, e por isso, sem glúten. É este o produto, único em Santa Catarina, que a Epagri Regional de Criciúma lança nesta sexta-feira, 21, a partir das 20h, na Feira do Agronegócio e Agricultura Familiar – AgroPonte 2015, que ocorre no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma.

O produto foi desenvolvido pela Epagri de Siderópolis, em parceria com a produtora rural Rita Zanelatto Comin. “Tivemos a ideia e fomos desenvolvendo a massa até chegar ao ponto certo. Além de tudo, é importante destacar que o milho transgênico não dá liga, e por isso precisamos fazer o macarrão com o milho comum, o que torna, também, um resgate da cultura”, explica o extensionista rural da Epagri Siderópolis, José Nicolau Fernandes, que foi um dos responsáveis pela criação da novidade.

O lançamento do “Macarrão de Milho” ocorre nesta sexta, mas a produção, propriamente dita, começará a partir de março de 2016. “Precisamos da matéria prima, por isso já estamos planejando o plantio, que deve ser colhido no ano que vem. A garantia total será pela qualidade do produto, por isso vamos esperar o milho comum ficar no ponto, antes de começar a produzir e comercializar”, completa Fernandes.

O preço médio do quilo do “Macarrão de Milho” custará R$ 9,00. “Como benefícios, além do fato de ser voltado para celíacos, por não conter glúten, é que é uma comida muito mais leve do que a massa comum, o que não deixa aquela sensação de estômago pesado depois que comemos”, finaliza o extensionista rural.

No lançamento, serão servidos 40 kg de macarronada de milho aos que comparecerem ao estande da Epagri na AgroPonte.

Epagri na Agroponte

Na feira, a Epagri Criciúma, é responsável pela 5ª Feira de Agronegócio e Agricultura Familiar. O evento deve reunir 40 cooperativas e associações expondo produtos da agricultura catarinense. No último ano mais de 200 mil pessoas passaram pelo Pavilhão e a expectativa é de que em 2015 esse número seja ainda maior.

Neste ano, o estande da Epagri Regional Criciúma está apresentando uma maquete de propriedade rural que trabalha com a diversificação de culturas, além de outra maquete de engenho movido a água e tração animal. A empresa também realizou um Seminário Técnico sobre a legalização de agroindústrias familiares na tarde desta sexta-feira, 21. “Preparamos diversas atividades para que as famílias agricultoras possam acumular mais conhecimento e melhorar efetivamente a sua produção, além de exposições e troca de informações com nossos técnicos durante a feira”, finaliza o gerente regional da Epagri Criciúma, Fernando Damian Preve Filho.