Esporte

Equipe de Criciúma encara subida da Serra do Rio do Rastro

Caio Godoy, Eduardo Euzébio e Rodrigo Quirino (pela categoria elite), Vinícius Corrêa (juvenil) e Gustavo Freitas (máster) largam com os demais concorrentes às 18h em busca do topo da montanha e dos pódios

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Força, velocidade e resistência consistem em elementos fundamentais para um ciclista. Estas valências serão colocadas à prova dos garotos da equipe da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma (FME)/Hidrorepell Tintas/Bike Point em dois compromissos diferentes no próximo fim de semana. Os especialistas em mountain bike e ciclismo de estrada enfrentarão o Desafio Serra do Rio do Rastro nas sinuosas curvas da SC-390 e os atletas do cross country viajam a Campo Largo, no Paraná, para a Copa Brasil.

A paisagem noturna inigualável da Serra do Rio do Rastro, situada ao Sul de Santa Catarina, terá a composição provisória com o colorido dos pelotões sobre duas rodas no sábado (9). A prova vai para a terceira edição e prevê um trajeto de 24,6km unindo o Colégio Estadual Walter Holthausen, em Lauro Müller, ao posto da Polícia Rodoviária Estadual no Município de Bom Jardim da Serra.  Caio Godoy, Eduardo Euzébio e Rodrigo Quirino (pela categoria elite), Vinícius Corrêa (juvenil) e Gustavo Freitas (máster) largam com os demais concorrentes às 18h em busca do topo da montanha e dos pódios.

A competição no Paraná exigirá habilidade dos participantes em um circuito de cinco quilômetros na terra repleto de obstáculos naturais da Estância Hidromineral Águas da Serra. O atleta Bruno Sampaio, atual campeão dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, tentará em Campo Largo credenciar-se a uma vaga na seleção brasileira no Panamericano da categoria júnior, programado para abril na Argentina. Criciúma vai ser representada também por Erick Bruske, de 16 anos, na classe juvenil.

O início repleto de bons resultados na modalidade anima o técnico Gustavo Freitas e dão confiança para competir no fim de semana. “Surpreendeu a nossa equipe uma decisão da organização de alocar os atletas juniores, sub-23 e elite na mesma categoria, o que torna a disputa desigual para os mais novos, o que acaba nos prejudicando. Mesmo assim, acredito que nosso time pode fazer uma boa prova”, avalia  o comandante, que tem como um dos principais atletas Caio Godoy, líder do ranking brasileiro da categoria júnior e campeão da tradicional Volta da Juventude, no Uruguai, na última semana.

Da mesma maneira que o Desafio da Serra do Rio do Rastro, Freitas aponta as dificuldades da Copa Brasil de Cross Country, pelo alto nível técnico dos rivais e as próprias características deste tipo de prova. “Há muitas variáveis e tudo tem que dar certo para o atleta chegar bem. O clima e a facilidade de danificar equipamentos das bicicletas ou furar pneus nos obstáculos interferem no final. Outros estão andando forte, mas tenho boas expectativas para o Erick e o Bruno”, afirma.

João Pedro Alves/Decom Prefeitura de Criciúma