Geral

Equipe do IMA faz curso na Satc e baixa mina em Lauro Müller

Profissionais conheceram processo de lavra na mina da Carbonífera Belluno.

Divulgação

Uma equipe do Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), participou de formação sobre o processo de segurança e mineração de carvão. Os profissionais, de Florianópolis e do escritório regional de Criciúma, tiveram a formação teórica com o professor José Francisco Motta, dos Cursos Livres da Satc, e conheceram de perto o processo, visitando a mina da Carbonífera Belluno, em Lauro Müller.

Conforme o presidente do IMA, Valdez Rodrigues Venâncio, é importante que os profissionais tenham mais conhecimento da atividade de mineração, conhecendo o setor e os aspectos ambientais que estão envolvidos. “Isso permitirá que os pareceres técnicos sejam mais profundos, de acordo com a realidade, fazendo com o tempo de análise seja reduzido”, ressaltou.

Venâncio integrou a comitiva que desceu a mina para acompanhar o processo na frente de trabalho para a extração do carvão mineral. Acompanhou o grupo o gerente de Desenvolvimento Ambiental do IMA em Criciúma, André Luiz de Mello.

Antes de baixar a mina, o grupo acompanhou uma explanação do engenheiro de minas Gerson Ribeiro de Souza Júnior. Ele e a equipe de Segurança da Belluno levaram os técnicos do IMA para a frente de extração do minério. “Vamos mostrar como é o ciclo de lavra, o processo produtivo e as medidas de segurança que são adotadas em todas as atividades”, explicou o engenheiro.

Com informações do site TNSul

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Ministro de Minas e Energia defende futuro sustentável para setor energético em palestra na Satc

Durante visita à Satc, ministro Bento Albuquerque conheceu projeto inédito na América Latina

Instituições de ensino da região informam sobre situação das aulas

Aberta ao público externo, Feira da Empregabilidade Satc aproxima empresas de futuros colaboradores

Mais de 20 empresas da região estarão presentes para dois dias de conversas com candidatos a novos empregos