Geral

Equipes do Criciúma se Liga na Rede deflagram mutirão

Foto: João Pedro Alves

Foto: João Pedro Alves

Os técnicos da empresa responsável pela execução do Programa Criciúma se Liga na Rede começaram a rotina de visitas nessa sexta-feira (14) na região atendida pela primeira etapa do sistema de esgotamento sanitário. A área abrange 12 bairros.

Pelos próximos 12 meses as equipes devem inspecionar cerca de 7 mil imóveis residenciais e comerciais a fim de verificar o escoamento dos esgotos e, na existência de alguma irregularidade, orientar os proprietários como corrigir.

Paramentados com camiseta branca, colete azul e crachá de identificação, as equipes realizam a abordagem em pelo menos dois profissionais. Um deles entra na residência ou empresa e aplica dois corantes: um vermelho no vaso sanitário e outro azul na pia da cozinha.

“O segundo técnico monitora a caixa de inspeção que conecta o imóvel à rede, comunicando-se por rádio com o colega que está dentro da edificação. Se o efluente sai nas mesmas cores para a rede, tudo está certo. Caso contrário, identificaremos as inadequações”, relata o encarregado da fiscalização pela Tec Civil Construções, Marcos Antonio Vicente.

Os dejetos do banheiro devem ser encaminhados direto à rede coletora, frisa Marcos, enquanto o efluente da pia da cozinha tem de passar por uma caixa de gordura antes de seguir o caminho da caixa de inspeção. “A esses imóveis contemplados com o sistema de esgoto não é permitido ter fossa ou sumidouro. Nos casos em que encontrarmos, vamos orientar o morador a lacrá-los e seguirem as normas transcritas em um material informativo”, explica Marcos.

Fazer a parte pelo bem comum

Há quase dois anos o empresário Aglacir Machado se informou sobre as adequações necessárias e chamou o pedreiro da confiança para executar o serviço. “Foi preciso quebrar parte da calçada e outras partes construídas, mas sabíamos da nossa responsabilidade. É um investimento que devemos fazer pelo bem comum”, ressalta o administrador incluído a uma estimativa de apenas 40% de imóveis conectados de forma adequada à rede.

Pio Corrêa será a próxima localidade visitada

O cronograma seguido pelos inspetores do Criciúma se Liga na Rede prevê visitações a casas e empresas localizadas no bairro Pio Corrêa a partir de segunda-feira (17). “A comunidade poderá facilmente identificar os profissionais do programa. Eles se deslocam sempre de carro e andam vestidos com uniforme composto de camiseta branca, colete e crachá com a logo do próprio Se Liga na Rede, da Casan e da prefeitura”, indica o chefe da agência da Casan de Criciúma, Alessandro Rabello.

Colaboração: João Pedro Alves