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Escavações para túnel chegam aos 108 metros no Morro do Formigão

A remoção de rochas, por detonação de explosivos, para construção do túnel de transposição do maciço rochoso do Formigão ultrapassou aos cem metros de escavação. Com detonações desta segunda e terça-feira, o consórcio JDantas-Novatecna, contratado pelo DNIT para a construção do túnel, alcançou 108 metros de galeria, dividido em duas frente de trabalho, uma no emboque Norte e outra no emboque Sul. O empreendimento está localizado entre o km 337,8 ao km 338,7 da BR-101 Sul catarinense, no município de Tubarão.

Os trabalhos de construção foram iniciados no mês de fevereiro passado, pelo emboque Sul, com trabalhos de remoção da vegetação rasteira e corte dos taludes na face do Morro do Formigão. Esse trabalho de reforço da encosta com aplicação de concreto e tirantes de metal levou ao início posterior nas escavações do emboque Sul. Hoje, esta frente de trabalho avançou 23 metros.

O emboque Norte tem o maior avanço, com 85 metros escavados. As detonações de explosivos para escavação de rochas foram iniciadas nessa frente de obras, no dia 27 de abril passado, abrindo espaço aos equipamentos e trabalhadores. As detonações entre abril a agosto serviram para dar espaço aos equipamentos e trabalhadores prepararem a frente de obras, o acesso de serviço e o local de construção de Centro de Comando e Operações (CCO). A primeira detonação diretamente no aminho do emboque Norte aconteceu no mês de setembro passado.

O consórcio realiza nove detonações de explosivos semanalmente, nos dois emboques em construção. O processo é iniciado com a perfuração da parede de rochas, deixando abertos os furos onde são instalados os explosivos. Todo o processo de perfuração é realizada por equipamento hidráulico, semelhante a escavadeira, com braços mecânicos onde estão instaladas lanças perfuratrizes. Após a detonação seguem a remoção do sedimento, a retirada de alguma ponta rocha não extraída. No teto são instalados tirantes (barras) de metal no teto, com 4,5 metros de comprimento, para reforço. Quando finalizada a aplicação de concreto por hidrojateamento nas paredes e teto é finalizada, inicia-se nova série de furos, recomeçando o ciclo de escavação.

O avanço das escavações no túnel de transposição do Morro do Formigão será feita em duas etapas. A primeira, em execução, vai retirar a calota superior e dar forma ao teto e paredes. A segunda etapa vai rebaixar a galeria o nível de pista. Todos os trabalhos de remoção de rochas vão usar explosivos. A interrupção no fluxo de veículos da BR-101 Sul entre o km 337 ao km 339 acontece de segunda-feira a sábado, com horários divulgados pela mídia regional e disponível no site www.101sul.com.br.

O túnel no Morro do Formigão – Quando pronto, o túnel para transposição do Morro do Formigão totalizará 900 metros, sendo 530 metros de extensão em rocha escavada e mais 370 metros nos acessos necessários aos dois emboques. De acordo com o projeto, o túnel terá dez metros de altura, comportando duas faixas de rolamento, com 3,6 metros de largura, acostamento com três metros de largura, passagem para pedestres, com 1,6 metros de largura e mais um metro de espaço entre a mureta de proteção e o início da faixa de rolagem da esquerda.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Dnit-SC

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