Geral

Escola de Orleans alia arte e conhecimento em projeto inovador

Escola de Orleans alia arte e conhecimento em projeto inovador1

Foto: Divulgação / E.E.B. Toneza Cascaes

Os muros da Escola de Educação Básica Toneza Cascaes, de Orleans, começaram a ganhar cores na tarde desta segunda-feira, dia 26. A mudança do visual da escola é fruto do projeto “Grafitando os Muros da Escola”, em parceria com o artista Ricardo Bernardo Junior, popularmente conhecido como Herok.

A ideia é simples e inovadora. As obras artísticas produzias pelos alunos do Ensino Fundamental e Médio estamparão os muros da escola. “A ideia nasceu nas aulas de artes e ganhou o apoio da direção da escola. O nosso desejo é tornar a escola mais atraente, bonita, lúdica e harmoniosa unindo conhecimento, aprendizado e arte. Além disso, é uma forma de incentivar o desenvolvimento artístico dos nossos alunos”, explica a diretora Viviane Corrêa. “Os alunos participarão de oficinas de grafite com o Herok e decidirão os temas das obras. Todo o muro será grafitado. É um sonho antigo que estamos concretizando”, acrescenta.

Viviane ainda relata que os alunos e todo o corpo docente da escola estão motivados com o projeto. “Eles estão encantados com essa iniciativa. Afinal, serão autores de obras que serão eternizadas nos muros da escola. Os professores também participarão das oficinas de grafite e poderão deixar seu nome nessa história”, comemora. O trabalho do grafiteiro é voluntário, sendo cobrado apenas o material utilizado.

Herok também apresentará outros grafiteiros para os alunos e ensinará mais sobre a arte do grafite. “A nossa expectativa para esse projeto é a melhor possível. Sempre que vou ministrar oficinas de grafite em projetos como esse a expectativa é superada. Sei que vou me surpreender, como sempre”, declara o artista.

O artista passou a desenvolver projetos como o “Grafitando os Muros da Escola” depois que seu trabalho ganhou visibilidade nas ruas de Criciúma. Herok trabalhou dois anos em uma ONG da cidade carvoeira ministrando oficinas de grafite com crianças e adolescentes. Ele também realiza diversos trabalhos particulares, enaltecendo a importância cultural do grafite.

Escola de Orleans alia arte e conhecimento em projeto inovador

Foto: Divulgação / E.E.B. Toneza Cascaes

Sobre Herok

Natural de Itajaí, residiu em Portugal por 10 anos onde iniciou sua carreira com o grafite. O seu estilo apresenta traços fortes e cores vibrantes. Herok reside em Criciúma e ministra oficinas em projetos sociais e particulares, e também desenvolve vários trabalhos, entre eles de grafite nos quais se reúnem artistas de várias partes do Brasil em eventos nacionais.

Colaboração: Stéphanie Piava Pizzolatti

  • Escola de Orleans alia arte e conhecimento em projeto inovador
  • Escola de Orleans alia arte e conhecimento em projeto inovador1
  • Escola de Orleans alia arte e conhecimento em projeto inovador2
  • Escola de Orleans alia arte e conhecimento em projeto inovador3
  • Escola de Orleans alia arte e conhecimento em projeto inovador4
  • Escola de Orleans alia arte e conhecimento em projeto inovador5
  • Escola de Orleans alia arte e conhecimento em projeto inovador6
  • Escola de Orleans alia arte e conhecimento em projeto inovador7
  • Escola de Orleans alia arte e conhecimento em projeto inovador8
  • Escola de Orleans alia arte e conhecimento em projeto inovador9
  • Escola de Orleans alia arte e conhecimento em projeto inovador10
  • Escola de Orleans alia arte e conhecimento em projeto inovador12

Notícias Relacionadas

FCC abre espaço para artistas divulgarem sua arte por meio de vídeos

As atividades presenciais da Fundação Cultural de Criciúma foram suspensas, seguindo as orientações de prevenção ao coronavirus. Serviços administrativos seguem sendo feitos normalmente

Resgate cultural: domingo será dia de “Siamo Tutti in Festa”, em Urussanga

Evento acontece na Vigna Mazon, com atrações gastronômicas e artísticas.

Ovos de Páscoa gigantes encantam visitantes na praça de Nova Veneza

As peças pintadas por artistas da cidade e região tornaram o local uma galeria de obras de arte. A criançada participou das oficinas e pintura de ovinhos.

Após colisão em moto, carro descontrolado atinge poste e muro em Urussanga

Acidente aconteceu na SC-445, no trecho próximo ao bairro De Vila.