Turismo

Esculturas do Paredão passam por limpeza e manutenção em Orleans

A iniciativa é uma parceria do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave e a Prefeitura Municipal de Orleans, por meio do departamento de Turismo.

Divulgação/Ascom Unibave

Nesta quarta-feira (15), as Esculturas do Paredão passaram por mais um processo de manutenção e preservação das obras. A iniciativa é uma parceria do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave e a Prefeitura Municipal de Orleans, por meio do departamento de Turismo.

O projeto de conservação e preservação das Esculturas do Paredão foi criado em 2016 pelo Unibave. Desde então, todos os anos a obra esculpida pelo artista orleanense, José Fernandes, popular Zé Diabo, passa pelo processo de manutenção com a aplicação de produtos para controlar o crescimento da vegetação, líquens e fungos, fatores de degradação da obra.

Para a realização do trabalho, a Prefeitura de Orleans solicitou o fechamento da rua e disponibilizou um caminhão com guindaste, já o Unibave disponibiliza um plano de trabalho, mão de obra especializada em conservação e produtos para realização da limpeza e manutenção da obra.

Divulgação/Ascom Unibave

Conheça a obra

As Esculturas do Paredão, localizam-se nas margens do Rio Tubarão na Rua Ethienne Stawiarski, em Orleans. É um conjunto de painéis esculpidos na rocha, que variam entre 3 metros a 10 metros quadrados, esculpidas nos anos 1980, por José Fernandes. Cada painel traz a representação de uma passagem bíblica: Primeira Missa no Brasil, Catequese dos índios, Criação do Homem, Sacrifício de Abraão, Passagem do Mar Vermelho, Templo de Rei Salomão, Dois últimos Profetas do Antigo Testamento, Anunciação e Nascimento de Cristo. A obra foi esculpida pelo artista, contratado pela instituição e a visitação é gratuita ao público.

Divulgação/Ascom Unibave

Notícias Relacionadas

Sentença de pronúncia levará para júri casal acusado por homicídio cometido com espada em Orleans

Segundo os autos, os crimes aconteceram em março deste ano, no bairro Rio das Furnas

Ex-secretário de Administração de Orleans e empresa tem bens bloqueados

Segundo o Ministério Público, Eduardo Bertoncini era responsável pela pasta na gestão do ex-prefeito Marco Antônio Bertoncini Cascaes

Apoio ao candidato Vitorassi para eleição da Coorsel se intensifica durante reuniões com associados

Na noite de hoje (16), às 19h30min, os associados da comunidade de São Gabriel são convidados a participarem do encontro com os candidatos, em Treze de Maio.

Colisão frontal deixa dois em estado grave na SC-108, entre Orleans e Urussanga

Um dos motoristas ficou preso às ferragens e teve o carro cortado para ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros.