Geral

Espaço de Memória do Chapadão deve ser inaugurado no próximo mês

A previsão de inauguração é para o dia 12 de dezembro.

Divulgação

Os técnicos do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi) estiveram, essa semana, participando da reunião da Associação Cultural de Descendentes Poloneses da Encosta da Serra Catarinense (Apolsca), para apresentar e discutir o conteúdo do Espaço de Memória do Chapadão. A previsão de inauguração é para o dia 12 de dezembro, e o encontro foi na propriedade do morador Lorvalino Saccon.

“Por meio das pesquisas bibliográficas, documentais e pesquisa com os moradores da comunidade, estamos elaborando o layout expositivo do Espaço de Memória do Chapadão”, informa a diretora do Museu, Valdirene Böger Dorigon.

O projeto Espaço de Memória do Chapadão está sendo desenvolvido com recurso do Termo de Fomento da Prefeitura de Orleans, por meio do Departamento de Cultura, repassados para a Apolsca, que será a mantenedora do Espaço.

Conforme o presidente da Associação, Luis Gaizinski Slachta, participar do desenvolvimento do projeto vem sendo uma viagem ao passado. “Nós conhecemos um pouco mais da história da comunidade a cada conversa com um morador mais de idade, a cada foto e a cada objeto”, revelou.

Segundo ele, a receptividade dos moradores vem sendo positiva, assim como empenho dos Museólogos do Museu, Idemar Ghizzo e Valdirene. “Está sendo um bom trabalho para salvaguardar a história da comunidade”, disse.

Com informações do Portal Unibave

Notícias Relacionadas

1º Centro de bem-estar animal é inaugurado em Imbituba

O centro fica anexo à sede da Secretaria de Desenvolvimento Agrícola e da Pesca, no mesmo terreno da garagem da prefeitura.

Centro Multiuso com área de lazer é inaugurado em Balneário Rincão

A obra foi eleita pelos moradores no Orçamento Comunitário.

Vereadores de Lauro Müller aprovam Proposições, Requerimentos, Projetos de Lei e Projeto de Resolução

No Grande Expediente, oito vereadores aproveitaram para fazer seus pronunciamentos.

Satc Digital e Coopera firmam parceria para a aplicação do ensino corporativo

De forma gratuita, cinco cursos livres foram lançados nesta segunda-feira e estão disponíveis para a comunidade