Educação

Estágios, pesquisas e bolsas beneficiam alunos da Unesc durante a graduação

Interessados em entrar na Universidade têm até o dia 16 de agosto

Foto: Arquivo

Foto: Arquivo

Contato com a prática por meio de estágios e projetos de extensão, bolsas, financiamentos, entre outras possibilidades. A Unesc disponibiliza caminhos diferenciados aos alunos dos mais de 30 cursos de graduação. Eles podem adquirir o conhecimento do mercado de trabalho desde os primeiros dias de aula, desenvolvendo serviços que são oferecidos gratuitamente pela Universidade.

Dos 12 mil alunos que circulam pela Universidade, mais de 8 mil recebem benefícios. Só o Artigo 170, por exemplo, beneficia mais de 700 alunos. Também com um grande número está o Nossa Bolsa, com mais de 900 estudantes que recebem até 100% de desconto na mensalidade. Outros programas, como o Prouni, Minha Chance e Bolsa Prefeitura – que deve abrir edital ainda esse semestre – também facilitam a formação no Ensino Superior.

Os alunos que tiverem interesse em receber bolsa podem cadastrar um perfil socioeconômico na Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante – CPAE. Assim, quando surge alguma oportunidade ou desistência, a própria coordenadoria já entra em contato com o aluno que tem o perfil equivalente com a vaga. Também é importante que o estudante tenha cadastro no site do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina – Uniedu. 

Financiamento

Na Unesc também existe a possibilidade de participar do Pravaler, um programa de crédito universitário que traz a oportunidade de os alunos pagarem a metade da mensalidade, no dobro do tempo normal do curso, com juros baixos. O programa está disponível para estudantes que já estudam ou que queiram estudar tanto em graduações quanto técnicos, pós-graduações, mestrados e doutorados e as inscrições ocorrem de janeiro a janeiro.

Estágios, pesquisa e extensão

Mais de 1800 alunos da Unesc fazem algum tipo de estágio interno e externo. Na pesquisa são 239 estudantes atuando e na extensão a Universidade conta com 86 projetos, que disponibilizam 284 bolsas. Nestes casos, além do contato com a prática, o aluno fortalece o desenvolvimento de Criciúma e região, atuando lado a lado com a comunidade. 

Para participar de estágios externos, os alunos devem se cadastrar no site da Unesc, ou levar o currículo até o Setor de Estágio, localizado no Bloco do Estudante, na sala 3. Já para estágios dentro da Universidade é preciso que o estudante encaminhe o currículo até o Departamento de Desenvolvimento Humano – DDH da Unesc, localizado no Bloco Administrativo, sala 13.

Os projetos de pesquisa e extensão são lançados em editais, a cada dois anos. Os interessados devem ficar atentos para participar dos que tem continuidade, ou inscrever seus próprios projetos. 

Últimos dias para ingressar na Unesc

Os interessados em fazer um curso superior ainda este ano, com chance de bolsa de estudo e sem fazer vestibular, devem ficar atentos. O Sistema de Ingresso por Mérito – SIM está com suas últimas vagas disponíveis e por tempo limitado. São bolsas de até 100% e os interessados podem escolher entre os mais de 30 cursos de graduação até o dia 16 de agosto.

Colaboração: Comunicação Unesc