Segurança

Estatuto do PGC é apreendido em pente-fino no presídio

Foto: Lucas Colombo/Clicatribuna

Foto: Lucas Colombo/Clicatribuna

Durante um pente-fino realizado na tarde de ontem por agentes penitenciários na Galeria D, do Presídio Santa Augusta, um estatuto do Primeiro Grupo Catarinense (PGC) escrito a mão em quatro folhas, foi apreendido.

O material, segundo reportagem do site Clicatribuna, será enviado ao setor de inteligência prisional para apurar a procedência e monitorar supostos membros da facção criminosa.

Outra carta, em nome da facção, referente a uma rifa para arrecadar dinheiro com objetivo de pagar advogado para detentas do Presídio Feminino de Tubarão, também foi encontrada.

Também foram apreendidos porções de maconha, cinzeiros produzidos com grampos de roupa, um carregador de celular artesanal e uma bateria de celular.

Diferente da maioria das vistorias nas galerias da unidade prisional, nenhum telefone foi recolhido.

Segundo o gerente do Santa Augusta, Jovino Zanelato, todos os dias as celas são vistoriadas, e pelo menos, mais de uma vez por semana, operações pente-fino com reforço de mais servidores do local, são feitas.

Menos celulares

Zanelato assegura que o funcionamento do estabelecimento penal é constantemente monitorado para evitar problemas de segurança, tanto dentro, quando no lado externo.

“Notamos também a diminuição dos aparelhos celulares apreendidos nos pente-fino e nos arremessos de objetos da rua para dentro da cadeia, pois são sempre recolhidos pelos servidores”, garantiu.