Geral

Estrada da Albertina deve ficar pronta em novembro

Foto: SDR de Braço do Norte/Divulgação/Notisul

Foto: SDR de Braço do Norte/Divulgação/Notisul

Depois de muitas idas e vindas, e uma espera de mais de cinco anos, a previsão é que as obras de pavimentação asfáltica da SC-436, entre a comunidade de São Luís, em Imaruí, e o município de São Martinho sejam finalizadas em novembro. O caminho é conhecido como a Estrada da Albertina.

A vencedora da segunda licitação – Construtora Fernandes Ltda, Confer – deverá completar o traçado da pista ainda este ano. A estrada teve início em novembro de 2010 por outra empresa que tinha como meta terminar a obra em outubro de 2011. Cronograma que não se confirmou.

“No primeiro dia de sol desta semana será finalizado os 1,2 quilômetros que faltam para terminar este trabalho. Uma longa espera que agora chega ao fim. A expectativa é que em novembro esteja tudo completo”, anuncia o secretário de desenvolvimento regional em Braço do Norte, Roberto Kuerten Marcelino.

O secretário relata que em paralelo às obras asfálticas são realizadas as obras complementares, que fazem parte do projeto de construção da nova estrada estadual. “Está em andamento a construção de calçadas, a instalações dos guard rails, que são as proteções metálicas, as colocações das canaletas e o plantio de grama nas margens da via”, informa Roberto.

Turismo religioso

A construção da estrada é de extrema importância para incrementar e desenvolver o turismo religioso em todo o sul. A pequena localidade é foco de peregrinações de milhares de fiéis todos os anos ao santuário da Beata Albertina Berkenbrock. “Já são visíveis às mudanças na região com a melhoria da estrada. A comunidade recebe de 17 a 20 ônibus nos fins de semana e não temos dúvidas de que a finalização da rodovia será um grande avanço para o turismo e para o desenvolvimento das cidades”, comemora Roberto.

O atraso

Esta é a obra mais antiga em execução na região. A cada ano um novo prazo foi anunciado e seguia por água abaixo. O projeto contempla a pavimentação de 7,7 quilômetros, com investimento, na época, de R$ 8 milhões. O convênio foi assinado no dia 20 de setembro de 2009 pelo então governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB), que esteve na comunidade de Vargem do Cedro, em São Martinho, para formalizar o ato.

Com informações do Jornal Notisul