Cultura

Estudantes de Braço do Norte são premiados pelo Ministério Público em concurso de redações sobre enfrentamento à corrupção

Foto: Divulgação/MPSC

Foram premiados nesta terça-feira, 06, os alunos da rede estadual de ensino da região de Braço do Norte que mais se destacaram na criação de redações com o tema “Participação social no enfrentamento à corrupção: exercício da cidadania”. A ação faz parte do programa Transformação MP, do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), e foi idealizada pela 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Braço do Norte. Os diretores das escolas participantes e os representantes do Poder Legislativo dos cinco municípios da região também receberam a premiação.

Durante o mês de outubro, a Promotora de Justiça Luísa Niencheski Calviera realizou um ciclo de palestras em cinco escolas da rede pública, em Santa Rosa de Lima, Grão-Pará, Rio Fortuna, São Ludgero e Braço do Norte, para incentivar os estudantes a acompanharem a atuação dos vereadores, convidando os representantes do Poder Legislativo para participarem igualmente da palestra. Os alunos aprenderam que o combate à corrupção começa na própria sala de aula, com ações práticas no dia a dia, e após isso participaram de um concurso de redações com base no que aprenderam nas palestras e nas experiências do cotidiano.

Os autores das três melhores redações de cada escola receberam uma medalha e um certificado. “Embora o projeto permita que apenas três candidatos sejam selecionados por escola para a premiação, ressalto o entusiasmo e esforço de todos os candidatos, que elaboraram redações muito bem escritas. Foi extremamente gratificante corrigir as redações e perceber que, para além do conteúdo explorado, são alunos que serão cidadãos/eleitores formadores de opiniões, renovando a esperança em um país mais justo e sem corrupção”, afirmou a Promotora de Justiça.

Das redações produzidas, boa parte delas mencionou a necessidade de leis mais eficazes, mais rigorosas e capazes de punir e responsabilizar os infratores por atos de corrupção. “Aos representantes do Poder Legislativo, que também participaram do projeto, fica aqui o agradecimento, como também o alerta para que, dentro das atividades legislativas, pensem e reflitam sobre como podemos melhorar o nosso município nessa questão. As escolas e o Poder Legislativo são parceiros fundamentais nesse processo”, completou Luísa.

Conheça os alunos vencedores:

– Escola Professor Aldo Câmara: Luana Boeing Feldhaus, Luiz Eduardo Herdt Ferreira e Thamiris Floriano;

– Escola Nossa Senhora de Fátima: Amanda Fração Bernardini, Clainy Boeing Boselo e Robson Ricken;

– Escola Dr. Miguel de Patta: Brenda Webber Perin, Stefani Antonello Gazinski e Tuany Moraes;

 Escola São Ludgero: Sofhia Debiasi Mattei, Ana Julia Juliani Valsechi e Victor Hugo Cyrillo Kern;

– Escola Dom Joaquim: Camile Soethe Coan, Karen Machado Avelino e Laura S. Meurer.

Programa Transformação MP

O Transformação MP estimula e apoia as Promotorias de Justiça na elaboração e implementação de estratégias para ajudar a solucionar problemas locais. O programa é gerido pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento e Inovação e permite a padronização das metodologias e das ferramentas de controle e aferição dos resultados para que as mesmas estratégias possam ser replicadas em outras comarcas com problemas semelhantes.

Notícias Relacionadas

Amurel recomenda que municípios adotem nova quarentena por causa da Covid-19

Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) contempla 18 prefeituras. A situação da região é considerada gravíssima pelo governo de Santa Catarina em relação à doença.

Idoso capota carro sobre a Ponte Anita Garibaldi, em Laguna

Motorista de aproximadamente 80 anos estava sozinho quando perdeu o controle do veículo com placas de Braço do Norte.

Clínicas e laboratórios particulares de Braço do Norte terão que informar a Prefeitura sobre exames para Covid-19 realizados

O Decreto 026/2020, assinado pelo prefeito, Beto Kuerten Marcelino, na noite deste domingo (12), visa garantir a transparência sobre os dados da doença no Município.

Interessados em oferecer serviços de transportes com plataformas digitais têm 30 dias para se regularizar em Braço do Norte

Após 30 dias, aqueles que estiverem exercendo o transporte remunerado de passageiros e não estiverem regularizados estarão sujeitos às medidas estabelecidas na Lei Complementar 487/2019.